header top bar

section content

Parceria com o Governo Federal leva 32 bibliotecas para comunidades rurais da PB

Os filhos dos agricultores também terão acesso aos livros e mais recursos didáticos com esse investimentos.

Por

01/03/2011 às 16h18

Os agricultores familiares e seus filhos estão tendo acesso à leitura e a informação, numa iniciativa que conta com a participação da Emater, Ministério do Desenvolvimento Agrário, prefeituras municipais, associações rurais, escolas do campo, bancos e outras parcerias. Nos dias 14 a 18 de fevereiro foram entregues 32 bibliotecas rurais, através do Programa Arca das Letras, contemplando cinco municípios.

Na oportunidade foram capacitados 64 agentes de leitura, voluntários residentes no campo, que cuidarão das bibliotecas rurais, organizando e promovendo a dinamização dos empréstimos de livros às pessoas residentes nas comunidades.

Programa
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ideia é incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros por meio da implantação de bibliotecas rurais em assentamentos da reforma agrária, associações do crédito fundiário, comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombos, indígenas, ribeirinhas, pescadores artesanais, ciganos, comunidades negras, comunidades tradicionais, dentre outras que se inserem no âmbito do público da agricultura familiar.

Acervo
Cada biblioteca tem cerca de 220 títulos obtidos por doação, entre literatura infantil, juvenil e adulta, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.

Nesta fase atual, a primeira biblioteca foi instalada no Assentamento Baixio, em Riachão, no dia 14 de fevereiro. No dia seguinte foi em Pedras de Fogo, que ganhou duas bibliotecas nas comunidades Bela Rosa e Riacho D’Água, com a participação de 49 pessoas, momento em que também foi realizado o II Encontro de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras com a entrega de materiais de apoio e doações de novos fardamentos aos agentes de leitura e gibitecas às bibliotecas já implantadas naquele município, que já dispõe de 23 bibliotecas rurais.

Datas
No dia 16, foi a vez da Comunidade Cachoeiro do Gama, de Matinhas, ganhar sua biblioteca onde participaram 35 pessoas. Já no dia 17 foram entregues 19 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras em Gurinhém.

Encerrando a programação, no dia 18 aconteceu a entrega de nove bibliotecas rurais em Salgado de São Félix. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes. Em todos os locais aconteceram apresentações culturais, com destaque para grupos folclóricos e bandas filarmônicas locais. As prefeituras promoveram toda a logística referente à mobilização de pessoas e oferta de alimentação para os participantes.

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: