header top bar

section content

Paraíba fica em primeiro lugar do Nordeste e em 13º do Brasil em avaliação internacional de alunos

Programa internacional avaliou alunos de 65 países. No geral, Brasil teve resultado pífio. O Estado paraibano ficou abaixo da média nacional no PISA.

Por

07/12/2010 às 12h23

A Paraíba ficou abaixo da média nacional, mas de uma forma em geral teve um bom desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que é elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e avalia a educação em 65 países diferentes.

Entre os estados brasileiros, a Paraíba ocupa a 13ª colocação, com média geral de 385 pontos (a média nacional ficou acima e é de 401). O lado positivo da situação paraibana é que o estado ficou em primeiro lugar no Nordeste e em segundo lugar no Norte/Nordeste, atrás apenas de Rondônia, que aparece com uma média geral de 392 pontos.

O Pisa avalia estudantes nascidos em 1993 matriculados em qualquer série a partir da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental. O ranking é divulgado a cada três anos. O programa avalia o conhecimento de leitura, matemática e ciências dos adolescentes.

Analisando separadamente as notas de cada disciplina, a Paraíba teve desempenhos parecidos nas provas de Leitura e de Ciência, com 390 e 388,5 pontos respectivamente; e foi pior em matemática, com 376,3 pontos.

O melhor desempenho ficou por conta do Distrito Federal, que teve média 439. Mas a região Sul é que teve no geral as melhores médias, com seus três estados ocupando as cinco primeiras posições. Santa Catarina ficou em segundo lugar nacional, com 428 pontos, Rio Grande do Sul em terceiro alcançou 424, e o Paraná ficou em quinto com 417.

No lado oposto do ranking, três estados do Nordeste, que no geral teve o pior desempenho entre as regiões do país. Alagoas ficou em último com 354 pontos, Maranhão foi o penúltimo com 355 e Rio Grande do Norte o antepenúltimo com 371.

Na comparação com os outros países avaliados, contudo, o Brasil ficou entre as últimas posições, apenas com a 53ª posição. O país ficou bem abaixo da média da OCDE, de 496 pontos. Os cinco melhores colocados são China (Xangai), com 577 pontos, Hong Kong, com 546, Finlândia e Cingapura, com 543, e Coréia do Sul, com 541.

O Brasil ficou atrás também de países como Bulgária, Romênia e os latino-americanos México, Chile e Uruguai. Fica à frente apenas da Colômbia, Kazaquistão, Argentina, Tunísia, Azerbaijão, Indonésia, Albânia, Catar, Panamá, Peru e Quirguistão.

Do G1

 

Tags:
Recomendado pelo Google: