header top bar

section content

Governo comemora o Dia do Agricultor com ações em todo o Estado

Foi um dia festivo de valorização do homem e da mulher do campo iniciado com um café da manhã à base de produtos da agricultura familiar

Por Priscila Belmont

28/07/2017 às 16h32

Café da manhã à base de produtos da agricultura familiar, compartilhado com trabalhadores, consumidores, extensionistas rurais e autoridades convidadas.

Palestras, excursões, reuniões técnicas, inauguração de feiras agroecológicas e da agricultura familiar, exposições agropecuárias e outras ações marcam nesta sexta-feira (28) o Dia do Agricultor, com programação especial organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), unidade da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater) vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Agropecuária e Pesca (Sedap). Via Emater, o Governo está levando ações a todos os municípios.

Em João Pessoa, a celebração ocorreu nesta manhã durante a Feira do Produtor, que acontece às sextas-feiras na sede administrativa da Emater, localizada na Estrada de Cabedelo. Foi um dia festivo de valorização do homem e da mulher do campo iniciado com um café da manhã à base de produtos da agricultura familiar, compartilhado com trabalhadores, consumidores, extensionistas rurais e autoridades convidadas.

Equipamentos para feiras – Feiras de agricultura familiar de três regiões da Paraíba vão receber balanças eletrônicas seladoras, freezeres e bandejas inox. O termo que concretiza a entrega desses itens foi assinado pela representante da Sedap, Ivanilza Macedo, pelo diretor administrativo da Gestão Unificada, Jean Queiroga, e pela presidente Associação de Agronegócio da região de João Pessoa (Agroa), Maria das Graça de Lima da Silva.

Para reestruturação das feiras da Zona da Mata Sul, da Zona da Mata Norte e do Médio Sertão, os agricultores terão 99 balanças eletrônicas, 6 seladoras , 12 frezeres e 72 bandejas inox.

Entre os municípios contemplados estão Cabedelo, Rio Tinto, Mamanguape, Mari, Cruz do Espírito Santos, Curral de cima, Sobrado, Mataraca, Sapé, Lucena, Jacaraú, Santa Rita, João Pessoa, Pedras de Fogo, Alhandra, Conde e São Miguel de Taipu.

A feira do produtor, além de garantir a comercialização de itens vindos direto do campo para o consumidor, permite o incentivo e a integração do trabalhador na cadeia produtiva, gerando oportunidade de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

O presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, estima que o agricultor familiar é responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos que chegam todos os dias à mesa dos consumidores. Ele destaca que o formato que uniu órgão da área de assistência rural numa gestão única está impulsionando o setor.

Secom

Recomendado pelo Google: