header top bar

section content

Susana Vieira confirma volta à TV após tratamento contra leucemia: ‘Já aceitei’

Em entrevista ao 'Fantástico', a atriz relembrou como descobriu que estava com a doença e conta que teve medo de perder os cabelos durante quimioterapia

Por Purepeople

19/11/2018 às 09h15 • atualizado em 19/11/2018 às 09h16

Susana prestou entrevista ao Fantástico

Susana Vieira falou sobre a leucemia que vem enfrentando em entrevista ao “Fantástico”, neste domingo (18). Ela recebeu a jornalista Poliana Abritta em sua casa no Rio de Janeiro e relembrou como descobriu a doença. “Em 2015, eu fui fazer um risco cirúrgico com um cardiologista. Quando ele olhou o exame de sangue, ele se assustou e me pediu pra procurar um hematologista. Fui para um grande hospital de São Paulo e fiz durante 24 horas exames em todos os sentidos”, contou a atriz, que recebeu o diagnóstico de LLC – Leucemia Linfócitica Crônica. Na conversa, Susana – que se emocionou nesta semana ao receber o carinho de fãs ao passear por um shopping – ainda revelou que voltará ao trabalho no ano que vem: “A Globo já me ofereceu trabalho e eu já aceitei”.

A leucemia linfócitica crônica é o tipo menos agressivo de câncer que não impede o desenvolvimento das células saudáveis. Esta doença atinge os linfócitos B, tipo de glóbulo branco responsável pela defesa do corpo. O crescimento desordenado desses linfócitos no corpo podem causar fraqueza, febre, infecções, aumento de gânglios e emagrecimento. “Foi muito brabo. A primeira pergunta que eu fiz pra ele: eu vou morrer quando? Ele falou: ‘você vai morrer, mas não necessariamente dessa doença”, declarou Susana Vieira, que teve medo de perder os cabelos durante o tratamento. “Se eu conto para as pessoas, pode parecer futilidade. Cabelo pra nós é algo muito importante que só nós sabemos”, disse ela.

SUSANA VIEIRA PRECISOU TER INTERNADA APÓS RESFRIADO: ‘SEM PODER ANDAR’
Susana Vieira demorou a começar o tratamento contra a leucemia. Segundo ela, o médico declarou que, quando a imunidade baixasse, ela iniciaria a quimioterapia. Com isso, ela viveu Adisabeba na novela “A Regra do Jogo” e Cora em “Os Dias Eram Assim”. A atriz ainda ficou um ano dividindo a bancada do “Vídeo Show” com Otaviano Costa. “Aquele programa me divertia. Foi outra terapia”, declarou sobre a atração. Tudo corria bem até a atriz viajar aos Estados Unidos para ver a família, no final do ano passado. “Peguei um resfriado e entrei no avião sem ar nenhum. Muita dor no peito. Cheguei aqui e não conseguia subir a escada da minha casa. Sem ar, sem respiração, sem poder andar”, relembrou.

‘FOI MUITO PESADO’, DECLARA SUSANA VIEIRA SOBRE PERÍODO INTERNADA
A atriz ficou internada no Centro de Tratamento Intensivo por dez dias. “Tiveram que trocar fralda em mim porque não podia levantar”, relembrou. “Quando eu me vi assim tão exibida, vaidosa, dona de mim com uma enfermeira tendo que trocar minha fralda, isso foi muito pesado. Aí bateu e eu vi que estava doente”, continuou. Ela conta que seu maior apoio durante o período internada foi a nora. “Meu filho tem um bom humor, mas ele estava preocupado. Eis que surge minha nova nora, a serelepe da Kathelyn, esse anjinho querido, de minissaia, e ficou do meu lado. Ela tranquilizou a mim e ao meu filho porque ela nunca me falava da doença. Ela começou a me manter viva. Pude colocar pra fora a criança que tem em mim e nunca deixou de existir. A gente botou abaixo aquele CTI”, contou, bem-humorada.

ATRIZ AINDA SENTE MEDO DE PERDER OS CABELOS: ‘SE CAI UM PEDAÇO DO MEGAHAIR, FICO LOUCA’
Susana Vieira iniciou a quimioterapia assim que teve alta do hospital. Ela não perdeu os cabelos, mas declara que ainda teme pela queda dos fios. “Eu boto megahair e fico com medo cada vez que cai um pedaço. Eu já fico louca achando que é o mega junto com meu cabelo”, contou. Ela revela o motivo pelo qual decidiu não falar sobre a leucemia. “Quando você fica doente, existe um medo de ficar dependente, do desemprego, da solidão, existe a vergonha de você ficar doente. O que eu mais me gabava na vida era ter saúde. Eu batia no peito e falava. Tenho pavor de morrer. Eu acho que se a morte chegar eu vou esbofeteá-la”, declarou ela, que tranquilizou os fãs nesta semana ao dizer que está “ótima e feliz”.

ENTO COM RADIOTERAPIA EM TRATAMENTO CONTRA CÂNCER DE MAMA
Outra famosa que tem travado luta contra uma doença é Ana Furtado, que está em tratamento contra um câncer de mama. Nesta semana, a apresentadora do “É De Casa” contou que iniciou as sessões de radioterapia. Em seu Instagram, ela mostrou uma marca feita durante o procedimento: uma cruz entre os seios. “A minha vida se transformou completamente. Virei paciente, conselheira, inspiração, fui frágil, forte, guerreira e corajosa. Muito corajosa. Essa é a mais nova marca que ganhei dela. Curiosamente uma cruz marca os pontos de radiação. Também vejo um sinal positivo! Tudo vai dar certo. Abençoado seja esse alvo no meu peito. Que esse feixe seja certeiro e me traga a vitória. Mais uma nessa minha jornada de luz. Que o Pai me ilumine e me proteja, amém”, finalizou ela. A nova fase do tratamento começa dois meses após ela se submeter à última sessão de quimioterapia.

VÍDEO

Músico dá show no Acústico Diário e anuncia novo CD de trabalho; ele contou sobre o início da carreira

57 ANOS

VÍDEO: Prefeito prepara obras para serem entregues no dia da cidade em Santa Helena e convida população

MAIS UMA ESPECIALIDADE

VÍDEO: Clínica de Cajazeiras conta agora com médico especialista em doenças do intestino, reto e ânus

EPISÓDIO 14

VÍDEO: Coisas de Cajazeiras mostra trajetória do ex-prefeito Chico Rolim e fala de segurança no trabalho