header top bar

section content

ARTISTA: Ex-prefeito compõe e canta forró em homenagem aos 57 anos de Triunfo; assista ao vídeo clipe

Além de ter escrito a canção, Damísio Mangueira também canta e produziu um vídeo clipe. Na letra, ele ressalta as riquezas triunfenses, com destaque para a cultura

Por Jocivan Pinheiro

22/12/2018 às 15h00 • atualizado em 22/12/2018 às 15h07

O município de Triunfo, localizado no Alto Sertão da Paraíba, completa 57 anos de fundação neste dia 22 de dezembro e a primeira homenagem artística veio do ex-prefeito Damísio Mangueira.

Além de ser advogado e político, Damísio também se arrisca nas artes de compor músicas e cantar. A forma que ele escolheu para homenagear sua terra foi escrevendo o forró “Sou do Triunfo”, que enaltece as qualidades do município sertanejo.

Além de ter escrito a canção, Damísio também canta e até produziu um vídeo clipe. Na letra, ele ressalta as riquezas triunfenses, com destaque para as manifestações culturais (assista no vídeo acima).

VEJA TAMBÉM

Advogado comemora retorno de três vereadores que foram afastados da Câmara de Triunfo

Advogado acusa presidente da Câmara de Triunfo de se esconder para não ser notificado

Prefeito de Triunfo visita bancada paraibana em Brasília e consegue recursos para obras

Entrada principal da cidade de Triunfo

Surgimento

Com uma área de 223 km², Triunfo fica localizado na região geográfica imediata de Cajazeiras. De acordo com o IBGE, no ano de 2013 sua população era estimada em 9.410 habitantes.

Segundo o professor de História da UFCG, Wlisses Estrela, o primeiro morador da região que viria a se tornar o povoado e mais tarde o município de Triunfo foi Domingos Jorge Rodrigues, que em 1752 teria descoberto “um olho d’água chamado de Gamellas” onde passou a criar gados e plantar lavouras.

“A terra requerida foi concedida em 12 de fevereiro de 1752, no governo de Antônio Borges da Fonseca, tratava-se do núcleo inicial de povoamento do atual município de Triunfo: a fazenda Gamellas”, afirma o professor.

Praça do Memorial, no Centro de Triunfo

Confederação do Equador

O município de Triunfo lembra anualmente “O morticínio de Picadas”, acontecimento em que morreram 175 pessoas. O episódio faz parte de uma batalha entre republicanos e imperialistas no movimento separatista nacional denominado “Confederação do Equador”. A batalha ocorreu no dia 17 de outubro de 1924. No Centro da cidade foi construída a Praça do Memorial para lembrar o episódio histórico.

Igreja Matriz do Menino Deus e a imagem do Menino Deus durante a ‘Procissão do Ramo’

Religiosidade

Há mais de cem anos, Triunfo realiza a Festa do Menino Deus, que atrai visitantes de toda a região. Nesse evento religioso, os fiéis pagam promessas com vestimentas cor de rosa, assim como é vestida tradicionalmente a imagem do Menino Deus vinda de Roma no início do século passado.

Dentre os rituais que caracterizam a festa do padroeiro, ocorrem apresentações de músicos durante as nove noites de novena e a “Procissão do Ramo” que se encerra na Igreja Matriz do Menino Deus.

Triunfest

A cidade de Triunfo realiza anualmente um dos maiores eventos do Alto Sertão da Paraíba. O Triunfest atrai milhares de turistas de todo o Nordeste.

Sempre realizado no primeiro final e semana de junho, o evento promove atrações culturais, feira de artesanato, competições esportivas e shows em praça pública.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: