header top bar

section content

VÍDEO: Bloco “Amélia Nunca Mais” chama atenção para violência contra mulheres no carnaval de Cajazeiras

Carnavalescas perceberam a necessidade de promover engajamento feminino para que casos de violência contra a mulher durante o carnaval sejam combatidos

Por Jocivan Pinheiro

01/03/2019 às 17h06 • atualizado em 01/03/2019 às 17h10

No próximo domingo (03), o bloco “Amélia Nunca Mais” sairá às ruas de Cajazeiras para mostrar novamente que o empoderamento feminino deve estar presente e forte durante o período carnavalesco.

A ideia de fundar o bloco nasceu em 2008 a partir de um diálogo entre as mulheres do Centro de Defesa Márcia Barbosa que perceberam a necessidade de promover engajamento feminino para que casos de abuso e violência contra mulheres durante o carnaval sejam combatidos.

“Mesmo no meio da festa onde muita gente acha que o carnaval é só para beber e fazer a farra, a gente pode colocar a temática da violência contra as mulheres, mostrando que é crime, que serão punidos e terão cadeia como resposta à agressão a uma mulher sendo feita nesse período do carnaval, porque é o período mais fértil para que essa violência aconteça”, disse Leurecy Penaforte, uma das organizadoras do bloco.

“O pior é que é diante de uma multidão que pouca gente se dá conta de que uma mulher pode estar sendo violentada dentro da própria festa por alguns homens que não compreendem a relação entre homens e mulheres e acham que podem passar sua mão boba aonde bem quiser”, completa Laurecy.

+ Organizador destaca lado social do Bloco das Virgens de Cajazeiras: “Queremos discutir homofobia”

O primeiro ano do bloco Amélia Nunca Mais foi 2009. De lá para cá, o bloco cresceu em número de apoiadores (mulheres e homens). Em todas as edições, uma mulher de Cajazeiras é escolhida para ser homenageada pelo bloco estampando a camisa. Para o carnaval de 2019, a eleita foi a própria Leurecy Penaforte. O bloco se concentrará novamente na avenida Presidente João Pessoa, Centro, a partir das 17h.

SHOW DIÁRIO

Recomendado para você pelo google

É GRAVE

VÍDEO! Moradores reclamam da falta de exames no laboratório municipal em Patos: “Não tem nem de sangue”

'QUEDA DE BRAÇO'

VÍDEO: Vice-presidente da OAB Nacional afirma que disputa entre advogados e juízes não gera ‘fissuras’

OUTUBRO ROSA

VÍDEO: Cajazeirense relata sua luta contra o câncer de mama e deixa mensagem de otimismo para mulheres

CRÍTICAS A BOLSONARO

VÍDEO: Professora cita problemas na UFCG e alerta para ‘desmonte criminoso das universidades públicas’