header top bar

section content

DICA DE SAÚDE: Saiba como criar o hábito de beber mais água diariamente

Consumo médio de água dos brasileiros está cerca de 200 mililitros abaixo do recomendado; veja algumas dicas para não esquecer do líquido no dia a dia

Por IG

28/08/2019 às 09h03

Algumas dicas simples e práticas ajudam a criar o hábito de beber a quantidade recomendada de água diariamente (Foto: shutterstock)

Os brasileiros bebem, em média, cerca de 1,8 litro de líquidos por dia. Mas, aparentemente, deveriam beber mais água. A quantidade ideal é de 2 litros, ou seja, 200 mililitros — o equivalente a um copo — a menos do que o recomendado para um adulto ao longo desse período.

Na realidade, a indicação ideal é de 35 mililitros de reposição por quilo de peso. Então, uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deveria beber 2,4 litros de água diariamente.

Porém, apenas 42% dos líquidos que os brasileiros bebem são água pura. O resto é suco, chá, refrigerante, café e outras bebidas. A maioria delas costumam ser doces e, muitas vezes, os consumidores ainda adicionam mais açúcar.

Beber água pura é fundamental para favorecer inúmeras reações importantes para o organismo. Entre elas, a manter a glicemia sob controle, aproveitar os nutrientes e quebrar a gordura armazenada no corpo.

As informações são de estudo conduzido pela Danone Research, que avaliou o consumo de líquidos por pessoas de todas as idades em 13 países, incluindo o Brasil.

Não espere a sede chegar
A sede é um sinal tardio. Desse modo, quando ela aparece, significa que o corpo já está menos abastecido de líquido do que deveria. Isto é, já está no início do processo de desidratação.

Tome um copo de água a cada hora ou hora e meia
Fracionando o consumo, mantemos a hidratação constante. O corpo humano precisa estar sempre com líquido em quantidade suficiente para suas reações. Não adianta tomar 1/2 litro de água de manhã, que logo será eliminada como urina, e não beber nada à tarde.

Use um aplicativo
Nesse caso, podemos usar a tecnologia a favor. Alguns aplicativos fazem soar o alarme do celular de tempos em tempos, lembrando o horário de tomar mais água. Portanto, quem ainda não tem o hábito de se hidratar sempre deveria instalar um desses apps em seu smartphone .

Deixe uma garrafinha de água por perto
Manter água sobre a mesa de trabalho ou de estudo facilita muito. Sem ter muita consciência, muitas pessoas vão protelando a ideia de se levantar para ir até o filtro quando estão tremendamente ocupadas. Sendo assim, lembre-se sempre de abastecer a sua.

Tomar um copo de água ao sentir fome entre as refeições
A explicação é que, no cérebro, a área que percebe o aumento do apetite é a mesma que interpreta o sinal da sede. E, muitas vezes, cria uma confusão entre as duas sensações. Por isso, é possível que aquilo que alguém ache ser fome seja simplesmente vontade de beber água .

Fonte: IG - https://saude.ig.com.br/minhasaude/2019-08-25/saiba-como-criar-o-habito-de-beber-mais-agua-diariamente.html

Recomendado pelo Google: