header top bar

section content

VÍDEO: 1ª Parada LGBTQIA+ em Cajazeiras estende a bandeira da diversidade e faz alerta sobre violência

2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo IBGE

Por Luis Fernando Mifô

29/08/2022 às 20h15 • atualizado em 29/08/2022 às 22h24

Cajazeiras, no sertão paraibano, agora também tem a sua parada LGBTQIA+. No dia 26 de agosto, pessoas da comunidade e quem respeita e apoia o movimento levaram às ruas as cores, o brilho e a irreverência da 1ª Parada da Diversidade em Cajazeiras, que fez parte da programação do Dia Municipal de Combate à LGBTFobia, promovida pela Gerência Municipal dos Direitos LGBT, com apoio do Movimento LGBT de Cajazeiras, Associação do Orgulho LGBT de Cajazeiras e Movimento Negro de Cajazeiras.

Além da parada, o dia contou com outros eventos, como encontros para discussão sobre LGBTFobia e violência contra as mulheres; ginástica na praça, roda de capoeira, música ao vivo, DJ’s e uma sessão especial sobre combate à LGBTFobia na Câmara de Vereadores.

O dia foi de festa, mas, sobretudo, de conscientização. Afinal, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo IBGE, mas cerca de 92% dessas pessoas relataram aumento da violência contra a população LGBTQIA+, segundo pesquisa da organização de mídia Gênero e Número, com o apoio da Fundação Ford. Infelizmente, não é mais novidade para muita gente que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo.

(Fotos: Henrique Cartaxo)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: