header top bar

section content

VÍDEO: Forrozeiro natural do CE, com 60 anos de história, Chico Amaro receberá título de cidadão da PB

O projeto de lei foi sancionado pelo governador João Azevêdo e homenageia o sertanejo nos seus 60 anos de trabalho promovendo a mais forte cultura nordestina e o autêntico forró

Por José Dias Neto

11/10/2022 às 11h04

O governador da Paraíba, João Azevêdo sancionou no dia 23 de setembro de 2022, o Projeto de Lei 12.402, de autoria da deputada Estela Bezerra que concede o título de cidadão paraibano ao cantor, compositor e sanfoneiro Francisco Amaro da Silva, mais conhecido como Chico Amaro.

A propositura apresentada ao plenário da Assembleia Legislativa foi aprovada por unanimidade.

No PL, a parlamentar destaca que ‘’Francisco Amaro da Silva nasceu em 12 de maio de 1944 no distrito de Icozinho, município de Icó -CE, é filho dos agricultores: José Amaro da Silva e Josefa Amaro Carlos. Na adolescência, ainda morando no estado do Ceará, trabalhou como agricultor e aos 16 anos começou a tocar pandeiro com os sanfoneiros Moisés de Zezé, Antônio Estêvão, Liotério e João Caboclo. Entusiasta em tocar sanfona, em 1962 comprou seu primeiro instrumento e começou a sua carreira de sanfoneiro. A Paraíba era a terra prometida na sua intuição para viver com sua com esposa e filhos e realizar um empreendimento da cultura do forró com ousadia e talento’’.

A concessão da honraria coroa a história de Chico Amaro ao longo de mais de seis décadas de trabalho artístico.

‘’Esta homenagem, portanto, representa o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual a este estimado artista, por seus 60 anos de trabalho promovendo a mais forte cultura nordestina, o forró, representando a nossa Paraíba por onde quer que vá numa clara demonstração de sentimento de pertencimento’’, destaca Estela.

Conheça mais sobre Chico Amaro assistindo a entrevista autobiográfica ao programa Interview da TV Diário do Sertão, concedida em março de 2014, em que ele conta detalhes da sua trajetória e causos, no vídeo que está acima da reportagem. 

Sanfoneiro Chico Amaro ao lado da sua filha, Lays Amaro durante o programa Interview

CHICO AMARO EM CAJAZEIRAS

Chico Amaro chega em Cajazeiras, sertão Paraibano, no bairro Casas Populares, em 18 de dezembro de 1975, no ano seguinte, com a estrutura mínima de um automóvel com uma difusora, inicia uma agenda de forrós aos sábados no Centro Social das Casas Populares, em outras comunidades de Cajazeiras e em cidades vizinhas, por um período de 7 anos.

Em 1982, recebeu a doação de um terreno do então prefeito de Cajazeiras, Francisco Matias Rolim (in memoriam), onde construiu a primeira casa de show da zona norte de Cajazeiras que se consolidou como a famosa “Quadra de Chico Amaro”. Já são 37 anos de funcionamento da Quadra, que tem capacidade para 2 mil pessoas, e desde sua inauguração entre 1985 e 1986, o próprio artista era a atração das noites de sábado e em que, ao final dos eventos, era servido uma sopa para todo o público.

Chico também produz shows, bailes de vários artistas a exemplo do cantor Zé Ribeiro, consagrado pela música “A Beleza da Rosa”, como ainda de Roberto Miler e do sanfoneiro João Bandeira, entre outros. Chico Amaro vai além das fronteiras de Cajazeiras e da Paraíba, são dezenas de cidades no interior da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte que já receberam seu show com seus filhos e filhas, que aprenderam com ele e se tornaram músicos e intérpretes.

Além de tocar sanfona, Chico Amaro forma músicos gerando renda, e por diversas vezes foi realizar bailes de Forró no estado de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

MARIA CALADO VISITOU A QUADRA DE CHICO AMARO E REVELOU DETALHES DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA AMARO EM CAJAZEIRAS E REGIÃO. ASSISTA A MATÉRIA NO VÍDEO A SEGUIR: 

Durante sua carreira artística, Chico Amaro compôs várias músicas, a exemplo de “Banho de Açude”, “Maria Gabriela”, ” Forró Pegando Fogo”, que estão entre outras músicas de sua autoria e de outros compositores, nos 5 LP’s e 7 Fds que lançou. Enveredou ainda, por um tempo, na política, sendo candidato a vice-prefeito pelo PT em 1988, e a vereador em 1992 com a obtenção de 224 votos.

Chico Amaro é hoje uma das maiores expressões do forró no interior da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Não fosse o bastante, é o genitor e mestre das talentosas Neide Amaro, intérprete; Laís Amaro, intérprete e sanfoneira; Vaval Amaro, sanfoneiro; Francinaldo Amaro, baterista; Neném Amaro, sanfoneiro e tecladista e Ciélio Amaro técnico em sonorização.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: