header top bar

section content

VÍDEO: Fé, tradição e festa levam multidão à Cavalgada de São José de Marimbas, em Cachoeira dos Índios

Além de promover a tradição religiosa e cultural da região, o evento também proporciona movimento na economia através da festa que atrai milhares de forrozeiros ao distrito de Marimbas, na zona rural

Por Luis Fernando Mifô

20/03/2024 às 16h37 • atualizado em 20/03/2024 às 16h49

Dia de São José é dia de fé e tradição em Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano. A fé está na devoção ao santo das chuvas e da boa safra. A tradição cultural está na Cavalgada de São José de Marimbas, uma das mais tradicionais da região.

Vaqueiros e vaqueiras, tropeiros e tropeiras mantêm vivo um costume que representa muito o sentimento nordestino de amor pelas suas raízes.

A Cavalgada de São José de Marimbas chega à sua 25ª edição resistindo ao tempo e passando de geração em geração, desde o seu fundador, o tropeiro Assis de Brito, de 84 anos, até os mais jovens que têm a oportunidade de fazer o percurso e receber as bênçãos pela primeira vez.

A cavalgada é uma tradição antiga no distrito de São José de Marimbas, em Cachoeira dos Índios, e faz parte das festividades em honra a São José, onde os participantes buscam as bênçãos do santo para a região com as tão necessárias chuvas.

Cavalgada de São José de Marimbas 2024

Vaqueiros e vaqueiras recebem bênçãos em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição e seguem estrada adentro, passando por comunidades rurais até chegar ao distrito de Marimbas, terra das cantorias e dos repentes.

A religiosidade também está presente na procissão que os fiéis fazem em homenagem ao santo. Em seguida começam as atrações musicais no palco, tocando para uma multidão.

Festa da Cavalgada de São José de Marimbas reuniu multidão

O evento tem crescido em estrutura e público a cada ano, consolidando-se como um dos mais importantes do Sertão paraibano. Além de promover a tradição religiosa e cultural da região, também proporciona movimento na economia através de turistas e do comércio local.

A importância cultural, religiosa e econômica da cavalgada pode fazer com que, em breve, ela seja incluída no Calendário Turístico do Estado da Paraíba através de um projeto de lei que foi apresentado na Assembleia pelo deputado Júnior Araújo (PSB).

Este slideshow necessita de JavaScript.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: