VÍDEO: 5ª edição do Pink Diamond movimenta comunidade cajazeirense com evento de moda na ECIT Nicéa Claudino
O tema escolhido para esta edição foi "Encantos e Lendas: O Poder da Cultura Brasileira", proporcionando aos estudantes um aprofundamento das culturas e do folclore nacional
A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professora Nicéa Claudino Pinheiro, em Cajazeiras, no Sertão paraibano, tornou-se palco para a realização da 5ª edição do Pink Diamond, evento que já se consolidou no calendário da instituição, tendo como objetivo principal fomentar e destacar as iniciativas protagonistas dos alunos, em especial, os estudantes do curso técnico de Vestuário. A noite de criatividade e moda reforçou a importância da educação profissional integrada ao desenvolvimento cultural.
A professora e organizadora do evento, Amanda Isis, abordou a experiência e o significado de concretizar a 5ª edição do Pink Diamond na escola. Ela aproveitou o momento para frisar a relevância do curso técnico de Vestuário para o desenvolvimento da comunidade de Cajazeiras e região.
“Foi maravilhoso, porque esse momento foi único para todos nós do curso de vestuário, eu como professora orientadora e os nossos alunos do curso. Eu participei como aluna há oito anos atrás e hoje volto como professora para mostrar o poder do Pink Diamond está a todo vapor”, destacou Amanda.
“O curso técnico de Vestuário trata bastante da vestimenta, não é só sentar em uma máquina e costurar, jamais. Você vai saber qual cor dá certo com você, qual roupa consegue modelar seu corpo melhor. Então é uma oportunidade incrível para o mercado de trabalho”, explicou.
O desfile, que se tornou o ponto alto da celebração, aconteceu na sexta-feira (12) e contou com uma expressiva participação da comunidade. Diversas autoridades prestigiaram o evento, como o deputado estadual Chico Mendes (PSB), o vereador cajazeirense Alysson Américo (PSB) e a gerente regional de ensino Fernanda Chagas. A presença de influenciadores cajazeirenses também marcou o momento, garantindo maior visibilidade e repercussão para o trabalho dos jovens.
A diretora da instituição, Livia Albuquerque, falou da preparação para o evento, que marcou um momento especial por ser o primeiro ano de sua gestão à frente da escola. Ela destacou o empenho de toda a equipe e dos alunos para tornar possível a 5ª edição.
“Foi uma grande experiência. Eu, antes como professora que era da escola, digo era porque agora estou gestora, mas como professora eu não tinha noção da grandiosidade, do sentido, do objetivo e da importância desse desfile. Não é só um desfile, não foi só alunos na passarela, não foi só glamour. Não é só isso, é cultura, é protagonismo, é o incentivo às habilidades”, ressaltou a diretora.
O tema escolhido para esta edição foi “Encantos e Lendas: O Poder da Cultura Brasileira”, com referências ao folclore brasileiro, proporcionando aos alunos uma rica fonte de inspiração para a criação de suas peças.
Os estudantes mergulharam nas lendas e mitos nacionais, reinterpretando personagens icônicos em produções autorais. O público pôde presenciar a criatividade e o esforço empregados em cada detalhe das vestimentas apresentadas na passarela.
O desfile seguiu uma ordem temática, com cada aluno ou dupla representando uma figura folclórica específica. Os modelos apresentaram criações inspiradas no Saci, Iara, Lobisomem, Cuca entre outros.
A concluinte do Ensino Médio e modelo Amanda Livia comentou a importância de sua participação na passarela, enfatizando o papel das ações protagonistas. Ela também ressaltou a experiência de finalizar sua jornada na instituição.
“A experiência de participar deste desfile, sendo o último no meu último ano aqui na ECIT Nicéa, está sendo uma experiência emocionante, é a experiência muito boa, aquela adrenalina muito boa que vale muito a pena. E meu último ano aqui está sendo memorável, porque foi uma das escolas que me deu oportunidades maravilhosas”, declarou.
A aluna Rochelle Clara, que atuou na organização ao lado de seus colegas, compartilhou sua perspectiva sobre as experiências de bastidores. Ela também apontou múltiplos papéis desempenhados por um aluno protagonista dentro do ambiente escolar e sua experiência como organizadora.
“É uma sensação incrível, é a primeira vez que eu trabalho com um evento tão grande como o Pink Diamond. Foi muita emoção (…) O Pink Diamond é um evento muito importante, para o curso de Vestuário principalmente, para mostrar as peças que produzimos durante o ano, o potencial dos jovens em produzir suas próprias peças em seus próprios projeto”, destacou.
Além das lendas tradicionais, os estudantes também exploraram conceitos mais abstratos ligados à cultura e à natureza. Nessa perspectiva, a abordagem demonstrou a capacidade dos futuros profissionais em unir a técnica do vestuário com uma profunda reflexão sobre a identidade e a riqueza cultural do país, utilizando a moda como uma forma de expressão artística e social.
O PINK DIAMOND: O Desfile Pink Diamond nasceu em 2017 a partir de uma ideia dos alunos do curso de Vestuário da ECIT Professora Nicéa Claudino Pinheiro, com o objetivo de apresentar todo o trabalho, a criatividade e a arte desenvolvidos ao longo do ano. Realizado anualmente, o desfile mobiliza e engaja toda a equipe escolar, tornando-se um momento especial de encerramento das atividades da escola e do curso. É também uma oportunidade de apresentar, na passarela, os resultado dos alunos, valorizando o talento e o esforço deles
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.





























Deixe seu comentário