VÍDEO: Conheça Elder Marreta e sua trajetória com obras inspiradas no cotidiano e tradições do Nordeste
O artista natural de Cachoeira dos Índios, permeia pelas artes plásticas, cinema, teatro, desenho e pintura, e explica que sua produção nasce da necessidade de comunicar sentimentos que transcendem o discurso verbal
O programa Diversidade em Foco desta segunda-feira (29) recebeu o artista Elder Dantas. Conhecido como Elder Marreta, o convidado detalhou sua atuação no cenário cultural do Sertão paraibano, que permeia as artes plásticas, o cinema, o teatro, desenho e pintura.
Elder é natural de Cachoeira dos Índios e explicou durante a entrevista que sua produção nasce da necessidade de comunicar sentimentos que transcendem o discurso verbal. Questionado sobre suas motivações, Elder Marreta destacou o papel da sensibilidade em seu processo criativo.
“A gente se expressa de várias formas, artisticamente falando, quando não conseguimos mais nós expressar com palavras a arte é uma forma de expressão. Então, ela meio que transborda essa questão da Arte Cênica de trazer histórias, de contar histórias, de encenar para o público. É uma forma de contar algo que eu não consigo contar somente falando”, disse.
“Eu tinha que trazer de alguma forma para o público, os desenhos também, as minhas pinturas retratam algo, algum sentimento que eu sinto em relação a nossa cultura, minhas vivencias, que as pessoas também se identificam, então acho que é essa necessidade que a gente tem enquanto artista de expressar aquilo que sente”, completou.
Atualmente, a produção pictórica de Elder Dantas prioriza o cotidiano e a vivência dos nordestinos de outrora. Embora o foco atual seja a retratação da antiguidade e das raízes regionais, o artista afirmou estar aberto a explorar novas temáticas em projetos futuros.
Nas artes plásticas, ele consolidou uma identidade visual através do uso do biscuit (porcelana fria). Com técnica detalhista, ele esculpe réplicas de animais da fauna brasileira e de espécies pré-históricas.
Para além dos ateliês, Elder possui uma presença ativa nas tradições populares de Cachoeira dos Índios, onde atua como marcador de quadrilhas juninas. Seu trabalho no segmento é pautado pela preservação do estilo “matuto” tradicional, característico do Nordeste.
No campo das artes cênicas e do audiovisual, o artista revelou preferência por produções que equilibram expressividade e comédia. Como cineasta, assina obras de cunho documental que registram a identidade da região, tais como: “Caatinga do Sertão Nordestino: Onde a Vida Existe” e “A Cavalgada de São José de Marimbas”.
O conjunto da obra de Elder Dantas reafirma um projeto artístico voltado à valorização do ambiente rural, da religiosidade e das tradições históricas de Cachoeira dos Índios e do Sertão.
NA TV DIÁRIO DO SERTÃO
O Programa Diversidade em Foco vai ao ar todas as segundas-feiras, das 16h às 17h, na programação da TV Diário do Sertão, sob a apresentação da professora Maria do Carmo, sempre debatendo temas sociais com foco em cidadania, educação, saúde, cultura e direitos humanos.
ASSISTA O PROGRAMA COMPLETO:
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.



Deixe seu comentário