header top bar

José Ronildo

section content

Compromissos

24/12/2025 às 18h19

Aguinaldo Ribeiro (Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara / Estadão)

Por José Ronildo – Mais uma vez Cajazeiras ficará sem representação federal em Brasília, já que não terá se quer um candidato a deputado federal, diante das dificuldades que são impostas.

O último representante de Cajazeiras na Câmara Federal foi Edme Tavares, tendo sido responsável pela conquista do IFPB, além de inúmeras obras para Cajazeiras e cidades da Região.

Zé Aldemir chegou a conquistar um mandato de deputado federal; Chico Rolim e Vituriano ficaram na suplência, mas chegaram a assumir o mandato e Jeová Campos tentou, mas não conseguiu.

No Senado Cajazeiras contou com Raimundo Lira, natural do Distrito de Engenheiro Avidos, mas radicado em Campina Grande. Ele foi quem ficou na incumbência de garantir os recursos para conclusão da Escola Técnica Federal.

LEIA TAMBÉM:

Sem um representante natural do município, Cajazeiras está tendo que votar em candidatos de fora. Sem esse representante, a cidade fica sem condições de destinar emendas de bancada para fazer grandes obras de infraestrutura, como a Perimetral Norte, o Parque Linear do Açude Grande e um Centro de Convenções.

Na eleição passada, o único federal que correspondeu às expectativas em termos de investimentos para a cidade foi Agnaldo Ribeiro, tendo sido peça chave para conquista do CDI e de 600 apartamentos pelo Minha Casa Minha Vida para famílias de baixa renda, além de asfalto em várias ruas e avenidas e abastecimento d’água na zona rural.

Os demais levaram os votos e depois deram as coisas para a cidade. Agora, lamentavelmente estamos vendo pré-candidatos negociando apoios com lideranças políticas, como vereadores e suplentes, sem assumir qualquer compromisso com a cidade.

Corrupção

A Polícia Federal desencadeou uma operação contra o deputado federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL e Bolsonarista, acusado de desviar verbas das quotas parlamentares, oportunidade em que encontrou R$ 400 mil reais em espécie em sua residência. A justificativa de que o dinheiro era fruto da venda de um imóvel não convenceu.

O parlamentar também é acusado de colocar um carro pago com a quota à disposição de uma filha que mora no Rio de Janeiro.  Por outro lado, o vice-líder do governo Lula no Senado, Weverton Rocha, foi alvo de uma outra operação, denominada de “Sem Descontos”, que mirava os descontos associativos ilegais de aposentados, que também mirou o secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha. Que tristeza.

E agora com essas emendas PIX, a roubalheira tende a aumentar. Os deputados e senadores avançam cada vez mais no orçamento do País. Para o próximo ano serão 61 bilhões para distribuírem com entidades, prefeitos e governadores.

Radicalização

Lamentavelmente algumas pessoas, inclusive, artistas continuam alimentando não apenas a polarização política que é normal, mas a radicalização e a intolerância, que muitas vezes descamba para violência.

O cantor sertanejo Zezé de Camargo fez ataques as filhas de Silvio Santos, simplesmente pelo fato delas terem convidado o presidente da República e o ministro Alexandre de Morais para solenidade de inauguração de um novo canal de notícias. Resultado, teve um especial gravado na emissora cancelado.

Por outro lado, a direita detonou uma peça publicitária de uma sandália feita pela atriz Fernanda Torres, dizendo que todos deveriam em 2026 entrar o ano não com o pé direito, mas com os dois pés. Teve eleitor apaixonado de Lula quebrando os Cds de Zezé e eleitores apaixonados de Bolsonaro jogando as sandálias da marca citada, no lixo.

Estrago

O ex-prefeito de Sousa, Fábio Tayrone e o diretor do PBSaúde, pré-candidatos a deputado federal estão fazendo um grande estrago nas bases de Santiago em Cajazeiras. Após o apoio de várias lideranças, agora Jhony Bezerra anuncia novos apoios.

Nessa última leva foram anunciados os apoios do advogado Adjamilton Pereira e sua esposa, vereadora Raelza, além de Breno de Dorian e o suplente Tadeu. Pelo visto, Chico vai ter que pedir voto sozinho para Santiago.

Curtas

Vereadores Alysson e Lamarque Barros, eleitos pela oposição teriam negado adesão política ao grupo da prefeita Corrinha.

O acordo teria sido apenas no campo institucional, no caso, dar sustentação política na Câmara Municipal.

A notícia divulgada no Blog do Silvano Dias repercutiu intensamente junto ao eleitorado.

A pré-candidata Larúcia Sá continua buscando apoios fora do Vale do Rio do Peixe. No último final de semana recebeu o apoio do vereador Denilson, de Bonito de Santa Fé.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: