header top bar

José Ronildo

section content

Filhos da terra

19/12/2025 às 18h39

Coluna de José Ronildo

Por José Ronildo – Mesmo que de forma involuntária temos observado que uma campanha vem sendo feita por parte da imprensa e das lideranças locais, no sentido de que o eleitorado vote nos filhos da terra para deputado estadual.

Na eleição passada Cajazeiras conseguiu um grande feito que foi eleger três deputados considerados filhos da terra: Chico Mendes, Júnior Araújo e Dra. Paula, enquanto Sousa, por exemplo, não conseguiu fazer nenhum.

Essa força política foi muito importante para terra do Padre Rolim e agora, com as emendas impositivas, a importância de se eleger deputados estaduais comprometidos com a cidade a importância aumentou ainda mais, afinal de contas são recursos canalizados para beneficiar à população, na saúde e em investimentos.

Nessa disputa observamos que Cajazeiras não deu muito espaço para candidatos de outras regiões que só aparecem de quatro em quatro anos, geralmente trazidos por lideranças políticas e comunitárias, amigos, familiares, etc, até mesmo filhos da terra, mas que radicados em outros centros, como João Pessoa.

LEIA TAMBÉM:

Os próprios candidatos têm trabalhando nessa conscientização do eleitoral, no caso Chico Mendes, Júnior Araújo e Zé Aldemir, enaltecendo a importância de mais uma vez votamos nos candidatos da terra. Chico chegou a surpreender em discurso na Assembleia Legislativa quando chegou a reconhecer os serviços prestados pelo seu concorrente José Aldemir, na condição de médico, gestor público e parlamentar durante muitos anos.

Facilitando

O Detran da Paraíba emitiu a primeira Carteira Nacional de Habilitação, em todo o território nacional, na manhã de segunda-feira (15), dentro do novo procedimento da CNH do Brasil, que elimina a obrigatoriedade das autoescolas e reduz o preço, tudo feito por meio de um aplicativo, um esforço do governo Lula para que a população possa ter acesso a carteira de motorista.

A usuária Andreza Lima dos Santos iniciou o processo pelo aplicativo lançado pelo Ministério dos Transportes no início deste mês e fez parte do projeto piloto do Detran-PB, para obter a sua primeira CNH com segurança e agilidade.

Com o processo iniciado na sexta-feira (12), o documento foi entregue na sede do Detran de Mangabeira pelo superintendente Isaías Gualberto; pela diretora de Operações, Roberta Neiva, e demais gerentes envolvidos no procedimento. Até o ministro dos Transportes Renan Filho veio prestigiar a paraibana.

Já Fernando Francisco Sales foi o primeiro instrutor autônomo do Brasil a oferecer o curso para a primeira habilitada pelo novo processo. Ele também se credenciou por meio do aplicativo CNH do Brasil.

Para Andreza, que é natural de Serraria e trabalha em João Pessoa, o procedimento para fazer o curso de condutor foi fácil. “Eu pilotava minha moto sem CNH, porque os custos eram muito altos. Além disso, eu não tinha tempo disponível e agora ficou tudo mais fácil e mais rápido”, afirmou.

Indefinido

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), pré-candidato a senador disse que não está definido o apoio do partido à reeleição do presidente Lula. Ele disse que vai seguir a orientação partidária e por isso precisa aguardar asdefinições. Nabor disse ainda que o partido tem uma certa afinidade com Lula, mas vai aguardar uma definição. Por outro lado, o govenador João Azevêdo e o seu partido, o PSB, são aliados e defensores de Lula.

Curtas

O ex-prefeito de Cajazeiras José Aldemir foi ovacionado no aeroporto quando o governador João Azevêdo citou seu nome, mostrando sua força dentro do grupo situacionista.

O PL que reduz pena de Jair Bolsonaro e dos que invadiram Brasília no dia 08 de janeiro foi aprovado pelo Senado, onde enfrentava resistências.

O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão acusado de tentativa de golpe.

Contas de 2023 do prefeito Bal Lins foram aprovadas pelo TCE.

Pesquisa Datafolha mostra Lula com 51% contra 36% de Flávio Bolsonaro no 2º turno.

Comenta-se nos bastidores que prefeita Corrinha não tem mais oposição na Câmara Municipal.

O deputado federal Mercinho Lucena, irmão do pré-candidato a governador Cícero Lucena votou a favor do projeto de lei da Dosimetria e deixou a presidente do PT, Cida Ramos bastante contrariada.

Cícero vinha tentando conquistar o apoio do PT à sua pré-candidatura.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: