header top bar

José Ronildo

section content

Governo Lula

06/02/2026 às 18h57

Presidente Luiz Inácio Lula (Foto:Ricardo Stuckert)

Por José Ronildo – Lula vem fazendo um governo impecável. Em 2025 o desemprego foi o menor da história, 5,6%; agora mais uma redução no preço da gasolina, coisa nunca visto na economia brasileira. O número de empregados com carteira assinada cresce e chega a 38,9 milhões de trabalhadores, maior valor desde 2012. O País encerrou 2025 com 1 milhão 279 mil 498 empregos com carteira assinada. Dólar cai para 5,19% e continua no menor valor em 20 meses, após ter chegado nas nuvens.

As vendas no varejo brasileiro cresceram 1,0% em novembro de 2025 em comparação a outubro, marcando o segundo mês consecutivo de alta e acumulando avanço de 1,5% no ano, segundo dados do IBGE.

A diminuição da informalidade no Brasil tem sido impulsionada pelo crescimento de empregos com carteira assinada no setor privado, que totalizaram cerca de 38,9 milhões em 2025.

A taxa de informalidade recuou para cerca de 38% no início de 2025, evidenciando uma redução em relação aos trimestres anteriores, embora o contingente de trabalhadores informais ainda seja alto.

O presidente Lula faz um governo sem retaliações em relação a segmentos que não votaram nele para presidente como fez o presidente anterior em relação às universidades. Criou programas importantes como o Pé de Meia, Gás do Povo; Luz para Todos e Tarifa Social que dispensa o pagamento de famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único e consumo abaixo de 80 kw, além do aumento de faixa de renda para o programa Minha Casa Minha Vida, que já entrega, na Paraíba e em outros Estados milhares de novos apartamentos e do fim da obrigatoriedade da autoescola para tirar a primeira Habilitação.

Outra ação importante foi a dispensa do pagamento do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil, e uma redução para quem ganha entre 5 e 7 mil e 500 reais. Os professores afirmam que teriam um reajuste de apenas 0,37%, o governo mandou uma Medida Provisória assegurando 5,4%.

O governo federal está construindo novos institutos federais. Na Paraíba está sendo construído o Hospital de Trauma em Patos e o Hospital da Mulher, em Sousa. As obras da Transnordestina foram retomadas, inclusive, já transportando cargas de milho e sorgo de forma experimental entre o Piauí e o Ceará; os ramais do Apodi e Salgado estão a todo vapor, gerando emprego e renda na região.

O governo federal promete centrar fogo nesse restante de gestão no combate ao avanço do crime organizado, especialmente, a lavagem de dinheiro. O presidente Lula também lançou na última quarta-feira o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. Mesmo diante de todo esse cenário positivo, especialmente na economia a aprovação do governo não ultrapassa 50% nas pesquisas de opinião.

Carreta

Uma das carretas do programa “Aqui tem Especialistas”, do governo federal já chegou a Cajazeiras, onde vai passa 30 dias realizando tomografias e beneficiando os 15 municípios da região. Estão sendo realizados 60 tomografias computadorizadas. Impressionante a rapidez como esse programa que tem o objetivo de reduzir as filas em relação a consultas com especialistas, como ginecologista, urologista, traumatologista, neurologista, cardiologista, etc, além de exames de alta complexidade e cirurgias eletivas.

Aeroporto de Juazeiro

O Aeroporto de Juazeiro do Norte encerra 2025 com mais de 502 mil passageiros e em crescimento. Muita gente de Cajazeiras e região embarca e desembarca todos os dias, naquele aeroporto, principalmente o voo pra São Paulo. O governo federal também anunciou investimentos em vários aeroportos, objetivando fortalecer a aviação regional. O de Iguatu-CE vai ser beneficiado. O de Patos, após investimentos de R$ 35 milhões vai receber um Centro Meteorológico. E o de Cajazeiras?

Curtas

O Rio Grande do Norte atinge produção inédita de 1 milhão de litros de leite por dia, apesar da seca.

Hugo Mota rebate Tebet e diz que Congresso não sequestrou o Orçamento. Ele defendeu a prerrogativa dos deputados.

Rio São Francisco ultrapassa cota de alerta e provoca alagamentos em cidades de Minas Gerais e da Bahia.

Com apenas 17 anos, estudante fica em 1º lugar em medicina na UFCG.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: