header top bar

section content

Líder absoluto: com gols de Messi e Paulinho, Barça vence Bilbao e mantém folga

Em jogaço no San Mamés, craque argentino e volante brasileiro garantem vitória catalã por 2 a 0, e Barcelona vence pela nona vez em 10 jogos e segura vantagem para o segundo colocado Valencia

Por Campelo Sousa

29/10/2017 às 09h01 • atualizado em 28/10/2017 às 19h12

craque argentino e volante brasileiro garantem vitória catalã por 2 a 0

Com 17 finalizações cada, Athletic Bilbao e Barcelona fizeram um grande jogo no San Mamés. Equilibrado. Mas que mostrou por que o Barça é líder com campanha tão vitoriosa. Com a precisão de Messi e o oportunismo de Paulinho, o time catalão venceu os bascos por 2 a 0, chegou à nona vitória em 10 jogos e segue com vantagem na liderança do Campeonato Espanhol, com quatro pontos de distância para o segundo colocado Valencia.

Com cinco minutos, Messi pegou um rebote e soltou uma bomba com a perna esquerda, e Kepa fez grande defesa. Era o cartão de visitas para a grande partida que viria. As duas equipes deram muitos espaços, e as chances surgiram aos montes. No entanto, dois componentes fizeram a diferença para o Barça: Ter Stegen, com excelentes defesas, e, claro, Messi. O argentino, que perdeu um gol inacreditável aos 20 minutos depois de driblar o goleiro, abriu o placar aos 36. Ele aproveitou cruzamento rasteiro de Jordi Alba e emendou para o gol: 1 a 0. Foi o quarto passe para gol do lateral para o camisa 10 nesta temporada.

Os donos da casa voltaram mais intensos após o intervalo. Mas esbarraram na trave, em cabeceio de Iturraspe, e, novamente, em Ter Stegen. O Barcelona enfrentou dificuldades para criar as jogadas e não conseguia chegar com efetividade à area rival. Iñaki Williams, com boas investidas pela direita, levava perigo pelo lado basco. Mas o Bilbao não conseguiu superar o goleiro alemão. O golpe final dos visitantes veio aos 46 minutos. Em contra-ataque, Messi acionou Suárez na esquerda, o uruguaio chutou, Kepa defendeu, e a bola sobrou para Paulinho, que decretou o triunfo do Barça: 2 a 0.

O Barcelona consolida sua grande arrancada no início do Campeonato Espanhol e chega a nove vitórias em 10 jogos. Está invicto. O único jogo em que não pontuou foi no empate com o Atlético de Madrid. O Barça tem 28 pontos, com quatro de vantagem para o Valencia, segundo colocado. O Bilbao é só o 11º, com 11 pontos. Na próxima rodada, o time azul-grená recebe o Sevilla, no sábado, dia 4. O Athletic encara o Celta em Vigo. Antes, o Barcelona visita o Olympiacos, nesta terça, pela Liga dos Campeões.

Aos 30 anos, Messi quer mais. Tem um início de temporada incrível. Neste sábado, marcou um gol e fez toda a jogada do segundo. Participou da maioria dos lances efetivos do Barça. Em seu gol, ele roubou a bola, tocou para Jordi Alba, se infiltrou e estava na área para finalizar. Chegou aos 16 gols em 15 jogos na temporada, 12 em 10 partidas no Campeonato Espanhol. É o artilheiro com folgas do torneio. Zaza, com nove gols pelo Valencia, é o segundo na tabela dos goleadores.

Se o Barça saiu do San Mamés com uma grande vitória, boa parte do resultado é devido a Ter Stegen. O alemão fez pelo menos cinco defesas decisivas contra o Athletic Bilbao. Numa delas, aos 18 do primeiro tempo, saiu cara a cara com Aduriz, que chutou em seu canto esquerdo, mas o goleiro caiu no canto e se esticou para evitar o gol. Teve uma noite memorável e se firma como um dos grandes de sua posição.

Titular pela quinta vez em 12 jogos pelo Barça, Paulinho novamente teve uma grande atuação. Foi ativo, colocou uma bola na trave, tabelou com Messi e fez o segundo gol, em mais um lance de subida ao ataque, como gosta de fazer. Levou um amarelo, mas nada que tire o brilho da sua apresentação. O brasileiro chegou aos três gols pelo time catalão e empatou com Suárez na artilharia do Barcelona na temporada. Está atrás apenas de Messi.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: