header top bar

section content

CBF confirma que Guerrero testou positivo no antidoping em duelo contra a Argentina

Entidade ratifica informação de que atacante do Flamengo foi flagrado em exame após confronto nas eliminatórias.

Por Diário do Sertão

04/11/2017 às 07h01 • atualizado em 03/11/2017 às 15h27

Guerrero teria sido flagrado no exame antidoping após duelo contra a Argentina (Foto: Reuters)

A seleção peruana pode ter um grave problema para a repescagem mundial contra a Nova Zelândia, nas próximas semanas. O presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera, confirmou ao SporTV a informação antecipada pela ESPN da Argentina: o atacante Paolo Guerrero foi flagrado no exame antidoping realizado após o confronto entre Peru e Argentina, no dia 5 de outubro.

O Flamengo afirma ainda não ter sido notificado oficialmente, mas Solera disse ter tomado conhecimento da informação através da comissão médica do clube.

– O que existe no momento é um resultado analítico adverso (RAA) para uma susbtância S6 estimulante, estimulantes que estão na categoria S6. Pode vir de uma medicação utilizada, e aí não é um resultado positivo. Caiu por terra essa história de enviar a lista do que é administrado. O que está na lista da WADA não pode ser administrado, só se o jogador tem uma justificativa médica. Precisa de uma robusta documentação – disse o dirigente ao SporTV.

A informação veio à tona através de um jornalista do canal argentino, que apontou que a Federação Peruana de Futebol (FPF) foi notificada sobre a questão nesta sexta-feira. O também argentino “Tyc Sports” afirmou, por sua vez, que um jogador da seleção peruana testou positivamente no exame, sem revelar o nome do atleta. Guerrero realizou o teste na ocasião, assim como Edinson Flores.

O protocolo de exames antidoping dá direito à contraprova antes da aplicação oficial de uma punição por parte da Fifa. Porém, a participação de Guerrero nos confrontos contra a Nova Zelândia, nos dias 11 e 16 de novembro (0h30, de Brasília), fica em aberto por conta do caso – pode haver uma punição preventiva.

Guerrero vem desfalcando o Flamengo desde a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro por conta de um edema na coxa, mas voltou a treinar na manhã desta sexta-feira, após 15 dias longe do grupo. A expectativa do clube era contar com o peruano no duelo contra o Grêmio, em Porto Alegre, no próximo domingo – o que seria sua última partida antes da apresentação à seleção para os jogos decisivos, que podem levar o Peru de volta à Copa do Mundo após 36 anos.

GE

Recomendado pelo Google: