header top bar

section content

Operação do GAECO apura resultados manipulados no futebol da PB e cumpre mandados de JP a Cajazeiras

A ação recebeu o nome de Cartola e visa cumprir 39 mandados de busca e apreensão em várias cidades da Paraíba

Por Luzia de Sousa

09/04/2018 às 11h00

Polícia Civil deflagra operação na Paraíba

Uma operação deflagrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) e pela Polícia Civil na madrugada desta segunda-feira (9) investiga uma organização criminosa suspeita de manipular resultados no futebol profissional da Paraíba.

A ação recebeu o nome de Cartola e visa cumprir 39 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande e Cajazeiras.

O objetivo é apurar crimes cometidos por uma organização criminosa composta por membros da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba (CEAF), Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB) e dirigentes de clubes de futebol profissional da Paraíba.

A Polícia Civil contou com equipes de monitoramento e vigilância, que analisaram centenas de documentos e realizaram diligências durante 6 meses de investigações. O cumprimento de mandados conta com a atuação de 230 policiais civis.

As investigações vêm acontecendo há seis meses e apontam a manipulação de resultados de campeonatos de futebol, adulteração de documentos, interferência em decisões da justiça desportiva (TJD) e desvio de valores oriundos de partidas de futebol profissional.

A operação coletou vários documentos ao longo das investigações que apontam ainda a existência de dois núcleos principais, com aproximadamente 80 membros identificados, sendo o primeiro formado por membros da FPF, CEAF e Dirigentes de clubes de futebol profissional, que seria responsável pelas decisões mais importantes relacionadas ao futebol na Paraíba.

Já o segundo núcleo identificado seria formado por membros executores ligados à CEAF, funcionários da FPF e de clubes de futebol.

A investigação segue de forma sigilosa e detalhes sobre o modo de atuação dos investigados, individualização das condutas e demais características do grupo investigado só poderão ser divulgados posteriormente, após a conclusão da fase investigativa e análise de todo o material apreendido.

O cumprimento dos mandados contou com a atuação de 230 policiais civis de diversas cidades da Paraíba. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, manipulação de resultados (crimes do estatuto do torcedor) e por outras condutas sob apuração.

DIÁRIO ESPORTIVO com PB Agora

Fonte: - https://www2.pbagora.com.br/noticia/paraiba/20180409073438/operacao-cartola-realizada-pelo-gaeco-apura-resultados-manipulados-no-futebol-da-paraiba-e-cumpre-mandados

Recomendado para você pelo google

CRÍTICAS A IMÓVEL ALUGADO

VÍDEO: Interdição de escola gera embate entre professores e gerente de Educação na cidade de Cajazeiras

ACIDENTE DE MOTO

EXCLUSIVO: Do hospital, Paulo Feitoza revela que quase ficou paraplégico e diz que está vivo por milagre

NA TV

VÍDEO: Casal de idosos volta a fazer apelo para reformar casa que corre risco de desabar em Cajazeiras

ZÉ LIANÇA

VÍDEO: Carnavalesco que fundou primeira escola de samba de Cajazeiras será homenageado na Praça do Frevo