header top bar

section content

VÍDEO: Projeto que cria IF Sertão é aprovado na Câmara e Hugo Motta defende debate sobre futura universidade

Segundo o parlamentar, o avanço na educação superior e técnica do Sertão não deve se limitar à criação do instituto federal. “Não vejo como nós não conseguirmos também avançar nessa questão da universidade"

Por Luiz Adriano

04/02/2026 às 17h12

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde dessa terça-feira (03), o Projeto de Lei que cria o Instituto Federal do Sertão, a partir do desmembramento do atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara, comemorou a aprovação e afirmou que a medida abre caminho para um debate futuro sobre a implantação de uma universidade na região.

Segundo o parlamentar, o avanço na educação superior e técnica do Sertão não deve se limitar à criação do instituto federal. “Não vejo como nós não conseguirmos também avançar nessa questão da universidade. Esse será um debate que, obrigatoriamente, nós estaremos fazendo a partir de então, porque há também um interesse como forma de poder expandir a educação ainda mais na nossa região, no Sertão do estado”, afirmou.

Hugo Motta destacou que o fortalecimento da educação é essencial para o desenvolvimento regional. “Nós sabemos que só através da educação nós vamos conseguir ter os frutos que nós merecemos e que a nossa população almeja há muitos anos. E, com certeza, isso se dará com o debate político, com força política aqui em Brasília, com uma voz ativa, assim como fizemos nessa criação do Instituto Federal do Sertão”, disse.

O deputado classificou a aprovação do projeto como um marco histórico para a região sertaneja. “Hoje é um dia de alegria, é um dia de emancipação para o Sertão do estado, que, com certeza, com a sua primeira instituição pública de educação de ensino técnico e superior, passa cada vez mais a dar passos firmes no sentido de sermos uma região com grande desenvolvimento, com melhor qualidade de vida, com mais inclusão social e com o nosso povo vivendo cada vez melhor”, declarou.

O Instituto Federal do Sertão, que será sediado na cidade de Patos, é visto como um avanço significativo na ampliação do acesso à educação pública e no fortalecimento do desenvolvimento econômico e social da região.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: