header top bar

section content

VÍDEO: João Azevêdo comemora IF Sertão com reitoria em Patos e destaca ‘força’ de Hugo Motta, em Brasília

A nova reitoria em Patos deve consolidar a cidade como polo regional de desenvolvimento, facilitando a gestão de recursos e a expansão de cursos voltados às vocações econômicas do Sertão

Por José Dias Neto

05/01/2026 às 15h53

O governador João Azevêdo celebrou, nesta segunda-feira (5), o avanço para a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB), que terá sua reitoria sediada no município de Patos. O projeto faz parte de uma proposta de lei encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional, visando o fortalecimento do ensino técnico e superior no interior do estado.

Durante a entrevista, João Azevêdo enfatizou que a conquista é fruto de uma construção política sólida e um esforço conjunto em benefício da região. O governador fez questão de ressaltar a atuação do deputado federal Hugo Motta como peça-chave para a viabilização da nova instituição.

”Esse é um pleito coletivo porque muitas pessoas pediram, mas tem a atuação significativa do deputado Hugo Motta. Que bom que o estado tenha vários atores em Brasília porque isso é o que faz a verdadeira transformação no estado. Temos 12 deputados federais, 3 senadores e como seria bom se todos tivessem o foco de fazer isso e buscar melhorias para nosso estado. Eu fico feliz pra ser feito mais essa unidade do Instituto Federal”, comemorou.

Para o governador, a criação do novo Instituto Federal representa um marco histórico para a interiorização da educação pública. A nova reitoria em Patos deve consolidar a cidade como polo regional de desenvolvimento, facilitando a gestão de recursos e a expansão de cursos voltados às vocações econômicas do Sertão.

IFPB de Patos. Foto: Divulgação/ Redes Sociais

O Governo Federal estima um investimento inicial em torno de R$ 10 milhões, com recursos enquadrados no Novo PAC. A proposta prevê que, inicialmente, sete campi atualmente vinculados ao IFPB passem a integrar o Instituto Federal do Sertão Paraibano: CajazeirasCatolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: