header top bar

section content

VÍDEO: José Ronaldo nega articulação política para ser reitor do IF Sertão e defende “serenidade” na transição

De forma direta, o diretor do IF Patos afirmou que não existe qualquer acordo ou conversa prévia para que ele venha a assumir automaticamente o cargo de reitor da nova instituição

Por Luiz Adriano

06/01/2026 às 19h20 • atualizado em 06/01/2026 às 19h21

Durante entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o diretor do IFPB campus Patos, José Ronaldo, esclareceu especulações sobre uma possível indicação antecipada para a Reitoria do futuro Instituto Federal do Sertão Paraibano (IF Sertão) e sobre um eventual alinhamento político com o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) nesse sentido.

De forma direta, José Ronaldo afirmou que não existe qualquer acordo ou conversa prévia para que ele venha a assumir automaticamente o cargo de reitor da nova instituição. Segundo ele, o debate sobre cargos é prematuro, já que o instituto ainda está em fase de projeto.

“Em nenhum momento houve conversa ou acerto dizendo que, criado o IF Sertão, o diretor de Patos será o reitor. Até porque o IF Sertão ainda não existe. O que existe é um processo que precisa ser conduzido com muita serenidade”, destacou.

O gestor reforçou que sua atuação está focada exclusivamente na contribuição técnica e institucional para a consolidação do projeto. “Sou professor do IFPB e estarei à disposição para contribuir com o IF Sertão, seja como professor ou em qualquer outra função. Nunca houve, nem da minha parte nem da parte do deputado Hugo Motta, qualquer conversa nesse sentido de indicação automática”, afirmou.

José Ronaldo também explicou que a construção do novo instituto deve ocorrer de forma coletiva e participativa, respeitando as aspirações da comunidade acadêmica e as diretrizes do Ministério da Educação. Ele destacou que qualquer colaboração futura dependerá da abertura institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do MEC.

“O que pudermos trabalhar juntos, com diálogo e responsabilidade, faremos para que esse projeto nasça alinhado com as aspirações de quem hoje faz o IFPB e de quem vai fazer o IF Sertão”, completou.

A fala ocorre em meio ao avanço do projeto de lei que prevê a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano, com sede da reitoria em Patos, iniciativa que vem sendo acompanhada de grande expectativa, mas também de debates sobre governança, transição administrativa e critérios para a futura gestão da nova instituição.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: