Apesar dos ruídos de política, ha boas previsões para Cajazeiras

Por Josival Pereira – Há boas chances de Cajazeiras contar com previsões bem positivas para 2026 na perspectiva de seu desenvolvimento sócio-econômico.
Talvez bastasse, por exemplo, que saíssem do papel o conjunto de obras e serviços para a cidade incluídas no Plano Paraíba 2025/2026, anunciado pelo governador João Azevedo em janeiro, há quase um ano.
O plano anunciado contemplaria Cajazeiras com um pacote de R$ 79,6 milhões para obras de infraestrutura, incluindo saneamento, abastecimento, segurança e lazer.
Vale lembrar item por item os projetos prometidos.
LEIA TAMBÉM:
Na área de recursos hídricos e saneamento, as ações previstas são a implantação da Subadutora da Zona Oeste, com investimento de R$ 9 milhões para uma obra de 6,4 km de extensão. O objetivo é reforçar o abastecimento e beneficiar cerca de 21 mil pessoas que sofrem com intermitência no fornecimento na Zona Norte.
No quesito esgotamento sanitário, a obra prometida foi a ampliação da rede coletora e melhorias no sistema de tratamento da cidade. Aqui, entraria o tão ansiado Parque do Açude Grande.
Para a cultura e o turismo, anunciou-se a implantação do Museu de Arqueologia de Cajazeiras, que seria um novo equipamento para preservar o patrimônio histórico e fomentar o turismo cultural na região do Alto Sertão. Esse equipamento tem muito potencial turístico, uma vez que integraria o roteiro da ciência, juntamente com o Vale dos Dinossauros em Sousa e o Radiotelescópio Bingo e a Cidade Espacial em Aguiar e Carrapateiro. Se bem aproveitado, pode se transformar em excelente oportunidade econômica.
Na Segurança Pública, o prometido é a implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com sede em Cajazeiras. A A unidade seria responsável pelo monitoramento e coordenação de forças de segurança, visando reduzir índices de criminalidade com o auxílio de tecnologia. Nada mais necessário e oportuno para a região.
Por fim, na área de esporte e lazer o Plano Paraiba 2025/2026 anunciou a instalação da iluminação em LED do Estádio Perpetão, entre outras iniciativas.
Trata-se de um conjunto de ações que, se não têm o condão de promover um grande salto no desenvolvimento de Cajazeiras, produzirão, sem dúvida, um substancial impacto em vários setores da cidade.
Imagine-se, agora, tudo isso somado ao pacote de ações administrativas e obras requeridas, mais recentemente, pela prefeita Corrinha Delfino diretamente ao governador João Azevedo. Pedidos garantidos na hora. A cidade viraria um canteiro de obras e de abertura para o futuro.
No caso dos ações do Plano Paraíba 2025/2026, o problema é não saber em que pé estão (opps!, nada de direita ou esquerda), ou seja, de tão somente se tomar conhecimento, e repassa-los à comunidade, sobre a situação técnica de cada um dos projetos. Fala-se em fase de licitação, porém, de forma tão genérica que não gera segurança.
Essa é uma tarefa dos deputados e outras lideranças políticas, que, infelizmente, não está sendo cumprida a contento.
A cidade esperançou-se com suposta unidade de todas as correntes políticas em do governador João Azevedo. Seria um caminho garantido para tornar realidade os projetos e investimentos anunciados. Pelo visto, porém, a tal da unidade é meio fictícia, uma vez que, na base, o que está funcionando é a disputa por apoios e territórios eleitorais.
De qualquer forma, os projetos estão lançados. Requerendo apenas um pouco mais de atenção das lideranças políticas e da sociedade civil organizadas da cidade.
Apesar dos ruídos da política, há boas previsões para Cajazeiras em 2026.
Parque de inovação
O secretário de Ciências do Estado, professor Cláudio Furtado, garante que já em janeiro será criada a unidade do Parque Tecnológico e da Inovação de Cajazeiras. O parque central, o Polo das Neves, em João Pessoa, foi inaugurado há duas semanas.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário