header top bar

José Ronildo

section content

Saldo positivo

05/01/2026 às 19h55

Corrinha Delfino - prefeita de Cajazeiras - Foto: TV Diário do Sertão

Por José Ronildo – Não resta dúvida de que o saldo do primeiro ano do governo da professora e ex-secretária de Educação Corrinha Delfino é extremamente positivo. O principal feito da gestão foi o pagamento de um único dia e dentro do mês trabalhado de todo os servidores efetivos, comissionados e contratados logo no mês de janeiro e mantido até aqui. Esse mês de dezembro, a prefeita pela primeira vez pagou de forma antecipada.

O fato é que ela surpreendeu não apenas a imprensa, mas os próprios funcionários com o fim da tabela e chegou ao ser ousada em janeiro ao afirmar que a partir daquele momento não existia mais tabela de pagamento.

O primeiro grande desafio de Corrinha foi realizar um grande carnaval, afinal esta era a principal crítica dos adversários ao governo de Zé Aldemir durante a campanha eleitoral. A prefeita, lógico que deu continuidade a uma gestão aprovada pela população e deu sequência a um trabalho que contou com o apoio das lideranças desse grupo, como o ex-prefeito Zé Aldemir, a deputada estadual Dra. Paula, o deputado estadual Júnior Araújo, o padrinho de Cajazeiras, como diz ela, Agnaldo Ribeiro, a senadora Daniela Ribeiro e o senador Veneziano. Todos esses apoios compensaram a falta de parceria com o governo do Estado.

Logo que assumiu, Corrinha correu para Brasília, juntamente com Zé Aldemir e Dra. Paula em busca de recursos, de onde saiu com verbas não apenas para o Carnaval que foi um grande sucesso com a contratação de DJ Alok – uma grande novidade, diga-se de passagem. Ela teve a ousadia de tirar novamente o carnaval e preparar a nova Avenida Francisco Arcanjo de Albuquerque para o evento. Depois veio o Xamegão que também ganhou uma dimensão maior, especialmente por conta da banda Seu Desejo.

LEIA TAMBÉM:

De Brasília, Corrinha veio com o compromisso da destinação de R$ 6 milhões para a construção do Hospital da Criança, revitalização da Praça do Pirulito e a continuidade do canal do sangradouro até a Estrada do Amor, com uma nova avenida, resultando em uma obra de saneamento, mobilidade e convivência.

Outras obras importantes como a pavimentação de ruas e principalmente do acesso à imagem de Nossa Senhora Aparecida, em Boqueirão e de uma ladeira no Catolé. Já tivemos a inauguração de uma Areninha na Vila Nova. A prefeita também assinou a Ordem de Serviço para construção de um Complexo Esportivo próximo ao Perpertão. A construção do Centro de Recuperação Animal foi iniciada.

Uma adutora está sendo implantada em Engenheiro Avidos para abastecer várias comunidades rurais, com recursos da FUNASA e principalmente, o distrito de Divinópolis; sendo que ainda vai entregar duas creches, uma com recursos do FNDE e outra conveniada com o Estado, dando sequência ao trabalho de Zé Aldemir e dela, como secretária de Educação que reformou, ampliou e climatizou todas as escolas e creches do município.

Dois desafios surgiram na sua gestão: a retirada dos barracos do canal da Travessa Joaquim Costa para sua reconstrução e reurbanização e os comerciantes do Mercado Central que já contava com o compromisso de emendas da Dra. Paula e Júnior Araújo de R$ 3 milhões para sua revitalização.

Não podemos esquecer das inaugurações da reforma do Centro Cultura Zé do Norte, com uma Sala de Cinema e a ampliação do prédio do CDI, obra que se arrastava há muitos anos.

Após a decisão de apoiar a pré-candidatura de João Azevêdo para o Senado, unificando o grupo em torno da chapa governista, muito em breve 38 ruas serão pavimentadas, que vão se juntar a outras 10, resultado de emenda do deputado federal Hugo Mota, além de um Parque de Eventos na área onde funcionava o CSU e a reforma do Açougue Central, as primeiras obras

Também é bom lembrar os agricultores foram beneficiados com corte de terra e todas as estradas vicinais foram recuperadas. Uma coisa é certa, ficou evidenciado que o ex-prefeito José Aldemir fez a escolha certa ao apostar no nome de Corrinha, já que no grupo mais existiam mais de 12 pretendentes.

Corrinha não está surpreendendo apenas como gestora, dando sequência ao governo de Zé Aldemir que foi aprovado pelo eleitorado em duas oportunidades, mas avançando em alguns setores, como as festas populares e o pagamento do funcionalismo, mas também surpreendeu durante a campanha eleitoral, quando teve uma desenvoltura acima da médica, tanto no contato direto com o eleitorado, conquistando o carinho de crianças, adultos e idosos, como nos discursos, debates e entrevistas, onde se saiu muito bem, inclusive, tendo que se defender de graves denúncias que foram feitas no decorrer da campanha contra sua pessoa.

Também contou a seu favor o trabalho desenvolvido quando foi secretária de Educação. Mesmo Cajazeiras já tendo elegido uma mulher para comandar os seus destinos, sempre existe o preconceito, apesar dele estar se dissipando. O fato é que Cajazeiras elegeu a primeira professora prefeita e também pela primeira vez uma chapa totalmente feminina foi eleita, tendo como vice-prefeita Christiane Araújo.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: