header top bar

section content

Chris Paul, Lakers e o veto da NBA

Armador estava envolvido em uma troca que o levaria a uma formação de dupla com Kobe Bryant, mas a liga não permitiu; relembre como foi

Por Luana Biral

23/07/2025 às 20h22 • atualizado em 24/07/2025 às 01h31

Foto de Tim Hart na Unsplash (Fonte: Unsplash)

A NBA, liga americana de basquete, é a principal competição do mundo na modalidade, onde os maiores craques atuam em cada temporada. Porém, ela conta com situações curiosas ao longo da história.

Entre elas, o episódio em que a NBA barrou a ida de Chris Paul para o Los Angeles Lakers até hoje gera debates entre torcedores e especialistas, já que foi uma situação que afetou o destino da equipe e do jogador.

Afinal, grandes decisões da NBA impactam palpites em plataformas como a bet365, moldando expectativas a cada nova temporada. Saiba quando apostar e quando parar.

Abaixo, vamos relembrar como foi o veto da NBA que impediu Chris Paul de se juntar ao Los Angeles Lakers.

Chris Paul, Lakers e o veto da NBA
Chris Paul é um dos principais armadores da NBA nos últimos anos, mas se tornou um jogador com passagens por várias franquias. Porém, uma delas, o Lakers, não está no currículo do atleta por interferência da NBA, que vetou uma troca que o levaria para a franquia, onde o jogador teria a companhia de Kobe Bryant.

Em 2011, CP3 defendia o New Orleans Hornets, que entrou em uma negociação com o time de LA e os Rockets, em uma troca tripla. A proposta de troca era a seguinte:

Lakers receberiam: Chris Paul (dos Hornets)
Hornets receberiam: Lamar Odom (dos Lakers), Kevin Martin, Luis Scola, Goran Dragić e uma escolha de primeira rodada de 2012 (todos do Houston Rockets)
Rockets receberiam: Pau Gasol (dos Lakers)

Com o acordo praticamente fechado, outros donos de franquias da NBA pressionaram o comissário David Stern para cancelar, principalmente Dan Gilbert (Cleveland Cavaliers) e Mark Cuban (Dallas Mavericks), que temiam que os Lakers formassem uma super equipe.

Vale destacar que a liga controlava o Hornets, já que havia comprado dos antigos proprietários George Shinn e Gary Chouest. Stern entendeu que o acordo não era favorável para a franquia e, com isso, vetou a troca.

Poucos dias depois, Chris Paul (@cp3) foi parar em Los Angeles, mas no rival, nos Clippers. Em troca, o New Orleans Hornets recebeu:

● Eric Gordon (jovem ala-armador em ascensão)
● Chris Kaman (pivô veterano e ex-All-Star)
● Al-Farouq Aminu (jovem ala promissor)
● Escolha de primeira rodada do Draft de 2012 (via Minnesota Timberwolves, considerada muito valiosa na época)

CP3 falou sobre o episódio
No ano de 2023, Chris Paul falou sobre a situação no The Pivot Podcast. O armador confessou que ligou para David Stern por se sentir frustrado.

“Isso foi logo depois do término do acordo coletivo, então o que aconteceu quando a negociação foi concluída é que alguns proprietários ficaram furiosos e disseram: “Não, essa negociação não pode ser realizada porque tivemos todo esse acordo coletivo falando sobre movimentação de jogadores”. A maior frustração era que era por uma questão de dinheiro”, destacou CP3.

O jogador ainda destacou que, sem o veto, ele poderia manter os seus direitos e, com isso, assinar um contrato mais longo com os Lakers após a finalização do vínculo atual, que era de apenas uma temporada.

Com o veto e a transferência para os Clippers, Chris Paul não conseguiu o objetivo do título, mas elevou o nível da equipe. Antes do armador, eram apenas sete aparições nos playoffs, já com o jogador foram seis, porém, sem conquistas.

Recomendado pelo Google: