header top bar

section content

Rumo aos Jogos Olímpicos de Londres: Paraibana disputa Mundial no Rio

Torneio chega ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, dia 15. Dos cerca de 190 pentatletas, 22 são brasileiros, entre as atletas está a paraibana Larissa Lellys de Campina Grande

Por

14/03/2012 às 09h41

/
Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro terá estreantes brasileiros na competição. Torneio chega ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, dia 15, quatro dias depois do fim da primeira etapa, nos Estados Unidos. Dos cerca de 190 pentatletas, 22 são brasileiros, entre as atletas está a paraibana Larissa Lellys, que nasceu em Campina Grande.

A viagem do Pentatlo Moderno rumo aos Jogos Olímpicos de Londres continua. Depois da realização da Primeira Etapa da Copa do Mundo da modalidade, neste fim de semana, nos Estados Unidos, o torneio já está a caminho do Brasil, onde desembarca no Rio de Janeiro para a segunda etapa. O intervalo entre as duas competições é bem curto, apenas quatro dias. A primeira disputa já acontece nesta quinta-feira, dia 15, com a semifinal feminina.

O número de competidores será maior do que na etapa norte-americana, que recebeu 177 atletas. Até domingo, dia 18, cerca de 190 pentatletas de mais de 35 países vão passar pelas disputas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro e corrida no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), no Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade.

As arenas da competição foram construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, na cidade. É lá que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) tem seu centro de treinamento na capital fluminense e a versão carioca do PentaJovem, projeto que mantém há três anos no Rio e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade.

Depois do início dos trabalhos, na quinta-feira, com a qualificação feminina, o torneio da Cidade Maravilhosa realiza a semifinal masculina na sexta. No fim de semana, acontecem as duas grandes decisões. No sábado para elas e no domingo para eles.

O Brasil vai para as provas com um time de peso, tendo 10 competidores no masculino e 12 no feminino. Nessa relação, há nomes de todo o país, dentre atletas já consagrados e outros que vão estrear no circuito da Copa do Mundo. O público verá de perto, por exemplo, Yane Marques, nossa principal pentatleta na atualidade, 10ª na etapa norte-americana da competição, competir com Juliana Domingues. A carioca de 14 anos é a mais nova da equipe brasileira no torneio.

Com apenas dois anos na modalidade, a jovem atleta, que já disputou dois campeonatos sul-americanos, está ansiosa para sua primeira Copa do Mundo. Estreia que acontecerá em casa. “É sempre uma expectativa muito grande saber que vou competir com atletas de outros países, com muito mais experiência e tempo no esporte do que eu. Mas acho muito válida a oportunidade. Sempre é uma boa possibilidade de pegar experiência e de identificar onde preciso melhorar nos treinos”, se anima Juliana, revelada no PentaJovem-RJ.

O coro dos estreantes brasileiros na Copa do Mundo ainda será engrossado por duas gêmeas que vêm de Pernambuco para enfrentar as cerca de 80 competidoras na etapa carioca da competição. Assim como Juliana Domingues, Brenna e Brunna Lima foram descobertas do PentaJovem – no caso delas, de Recife – e vão dar o pontapé inicial no torneio em sua edição na Cidade Maravilhosa.

Além do estado de origem, a diferença entre elas vai da idade, 15 para as pernambucanas, passando pelo número de sul-americanos disputados, um para as pentatletas de Recife, chegando ao tempo de dedicação à modalidade, três para Brenna e Brunna. Juntamente com os demais atletas de Pernambuco, as gêmeas chegam ao Rio de Janeiro nesta terça-feira, dia 13, e no sábado, dia da final feminina, completam 16 anos.

Brenna diz estar feliz em poder competir na capital fluminense. “A expectativa é grade porque é a primeira vez que participo da Copa do Mundo. Os treinamentos para a competição foram muito bons, mas sempre há aquela hora que temos que colocar força”, destaca a pentatleta, sobre o grande momento das provas.

Além de Yane Marques, Juliana, Domingues, Brenna e Brunna Lima, a equipe feminina do Brasil na Copa do Rio terá Priscila Oliveira, que também participou da etapa norte-americana há alguns dias, Larissa Lellys, Mariana Laporte, Amanda Turute, Stephany Saraiva, Andressa Ramos, Marcela Alasmar e Bianca Cavalcanti. Estas cinco últimas também estreantes em Copa do Mundo.

Dentre os homens, o país também terá jovens pentatletas competindo pela primeira vez no torneio. É o caso de Caio Silva, de 15 anos. O carioca está na modalidade há cinco anos e é uma das promessas do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016. Na disputa de sua semifinal na sexta-feira, o resultado em números não é o mais importante.

“A expectativa é muito grande de participar de um mundial. Sei que é uma competição dificílima, mas estou focado. Com os treinamentos fortes, procuro assimilar tudo que é passado. Estou feliz, independente do resultado”, conta o pentatleta.

Também com 15 anos, Gabriel Sasaqui é outro estreante brasileiro no torneio. Assim como Caio, foi revelado no PentaJovem-RJ e, diferentemente dele, leva a vida de pentatleta há três anos. Para o jovem atleta, a sensação de competir ao lado de amigos e familiares é um atrativo a mais.

“Toda competição em casa já possui um clima diferente. Você conhece o lugar, sempre tem uma torcida a mais por parte de amigos e parentes, o que faz do torneio muito melhor pra quem tem essa torcida”, destaca Gabriel. “E ainda mais quando é uma competição tão grande quanto essa”, completa.

Os dois terão a companhia de William Muinhos, Danilo Fagundes, Aloisio Sandes, Gabriel Abrão, Enrico Ortolani, Daniel Velasques, Felipe Nascimento e Lucas Santos. Os últimos seis também estreantes numa Copa do Mundo.

Londres 2012 vai passar por aqui

O grande número de atletas que se inscreveram para a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro é um sinal de que em ano olímpico, toda competição internacional ganha importância maior. Uns ainda estão em busca da sonhada vaga para os Jogos na terra da rainha, outros, já classificados, aproveitam as disputas, com as da capital fluminense, para se aperfeiçoar para os Jogos.

Dos 41 pentatletas assegurados em Londres 2012, 33 vão competir na Cidade Maravilhosa. É o caso da atual campeã olímpica e número um do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Lena Schoneborn. A alemã acabou de colocar mais um título na sua bagagem já bem cheia, ao vencer a etapa norte-americana da Copa do Mundo, neste fim de semana.

As medalhistas de prata e bronze da competição nos Estados Unidos, a inglesa Mhairi Spence e a bielorussa Anastasiya Prokopenko, que ainda não garantiram presença nas Olimpíadas da Inglaterra, também estarão no Rio de Janeiro.

Além do terceiro lugar na Copa norte-americana, Prokopenko quebrou dois recordes mundiais por lá, ambos na prova de tiro. A pentatleta cravou 9s3 em sua última série de disparos, se tornando a mais rápida do mundo em uma única sequencia. O outro recorde foi batido no tempo total dos 15 acertos, dados em 30s4. Na prova, a atleta só errou um dos 16 disparos feitos.

Além do trio campeão da primeira etapa, a Copa do Rio também terá a presença dos atuais primeiro e segundo lugares do ranking mundial: a ucraniana Victoria Tereshuk e a lituana Laura Asadauskaite, respectivamente. As duas têm vaga garantida nos Jogos deste ano.

Tereshuk foi bronze em Pequim 2008 e é a atual campeã mundial. Já Asadauskaite se destaca pelo vice-campeonato na última Final da Copa do Mundo e pelo bronze no mundial do ano passado.

Fechando o trio de atuais medalhistas olímpicas, Heather Fell também virá à capital fluminense. Prata em Pequim, a inglesa ainda não carimbou seu passaporte para a competição em seu país.

Dentre todas as atletas que vão participar da disputa feminina da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro, a presença de Amelie Caze é uma das mais aguardadas. A francesa começou 2011 no TOP 5 do ranking mundial da modalidade e amarga a 52ª colocação hoje. No meio da temporada passada, ela sofreu uma lesão durante a Terceira Etapa da Copa em maio, na Hungria, e passou boa parte do segundo semestre se recuperando.

A atleta disputou sua última competição em agosto passado, no Campeonato Europeu, onde ficou em quarto lugar. Ela escolheu o Rio para marcar a sua volta, colocando a cidade em seu caminho rumo aos Jogos de Londres.

Dentre os homens, o atual bicampeão e vice-campeão olímpico, o russo Andrei Moiseev e o lituano Edvinas Krungolcas, confirmaram presença na Cidade Maravilhosa. Moiseev é o atual quarto melhor do mundo, campeão mundial e já se classificou para as Olimpíadas. Edvinas ainda não assegurou sua vaga.

Assim como no feminino, o pódio masculino da Primeira Etapa da Copa do Mundo também vem ao Rio: os russos Ilia Frolov (ouro) e Aleksander Lesun (bronze) e o ucraniano Pavlo Tymoshchenko (prata). O campeão ainda não tem vaga para os Jogos da Inglaterra, diferentemente de seu conterrâneo. Já Tymoshchenko ainda poderá conquistar uma delas.

Lesun é o atual número um do mundo e nos Estados Unidos bateu um dos recordes mundiais quebrados pela bielorussa Anastasiya Prokopenko. Disputando sua final um dia depois dela, ele se tornou o mais rápido do mundo na prova de tiro da modalidade, em relação ao tempo total das três séries de acertos. O pentatleta não errou nenhum dos 15 disparos feitos em 28s7.

Com a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro será a terceira vez que o Brasil entra no circuito da competição. Em 2004, a capital fluminense também sediou a segunda etapa do torneio naquele ano e em 2009 foi palco da grande final.

Depois dqui, a Copa do Mundo segue para Budapeste, na Hungria, onde realiza a terceira etapa, de 12 a 15 de abril. Menos de uma semana depois, desembarca em Rustov, na Rússia, para a quarta qualificação, de 19 a 22 de abril. A grande final acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Chengdu, na China.

SÓ ESPORTE

Tags:
Recomendado pelo Google: