header top bar

section content

Clubes fazem marketing diferente para ganhar dinheiro

Uma onda de marketing invadiu o futebol brasileiro nos últimos anos. Atualmente, quase todos os grandes clubes possuem lojas de produtos licenciados na internet ou em shoppings pelo país. Porém, projetos diferentes para conseguir dinheiro e trazer exposição às equipes vêm ganhando espaço nos times do Brasil. Confira abaixo alguns exemplos: Parque temático do Corinthians […]

Por

20/12/2009 às 11h13

/Uma onda de marketing invadiu o futebol brasileiro nos últimos anos. Atualmente, quase todos os grandes clubes possuem lojas de produtos licenciados na internet ou em shoppings pelo país. Porém, projetos diferentes para conseguir dinheiro e trazer exposição às equipes vêm ganhando espaço nos times do Brasil.

Confira abaixo alguns exemplos:

Parque temático do Corinthians – Na apresentação do lateral-esquerdo Roberto Carlos, marcada para o dia 4 de janeiro, o Timão estreará o FanPark, iniciativa que tem o propósito de ajudar a equipe a lucrar no ano do centenário e de mais uma participação na Copa Libertadores. O parque, que estreará na sede do clube, rodará por cidades do interior e outros Estados.

Shows no Morumbi

O São Paulo tem uma tradicional maneira de ganhar dinheiro com o seu estádio: alugá-lo para a realização de shows. Como pode receber um grande número de pessoas, o local é ideal para grandes apresentações, como as do U2, em 2006, ou de Beyoncé, em fevereiro do próximo ano.

Acampamentos
Muitos clubes do Brasil fazem os chamados "Camps". São acampamentos de treinamento para crianças durante as férias. Elas são auxiliadas por profissionais do clube e, se forem bem, podem até ser aproveitadas nas categorias de base. Só que poucas são escolhidas, e muitas outras voltam para casa com uma bela fatura para os pais pagarem. Atlético-PR, Palmeiras e Vasco são exemplos de equipes que fazem os "Camps".

Palestra Tour
Imitando uma estratégia de muitos clubes europeus, em especial a do Real Madrid com o seu famoso Tour Bernabéu, o Palmeiras ganha dinheiro levando torcedores para conhecer a sala de troféus da equipe e o estádio Palestra Itália.

Carros de corrida

Corinthians e Flamengo conseguiram uma bela exposição internacional participando da Superleague, um torneio de monopostos realizado na Europa e que conta com carros representando equipes de futebol. Os brasileiros disputaram a temporada 2009 contra Milan, Liverpool, Porto, Roma, entre outros.

Museu do Santos
Como poucos times do Brasil têm uma história tão rica quanto a do Santos, casa do Rei Pelé, o clube aproveitou para faturar explorando o seu passado.

Veículos de comunicação dos clubes
 Muitos times são donos de revistas próprias e até de jornais, como é o caso do Corinthians. A venda em bancas e os anúncios nas páginas rendem dinheiro e exposição às equipes. O Vasco, por exemplo, conseguiu colocar a cantora Madonna em sua última capa.

Fotos no metrô 

Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Portuguesa, que ganharam estações de metrô com seus nomes em São Paulo, participam do "Projeto Encontros", que colocará permanentemente fotos de ídolos das equipes nas estações.

Do R7

Tags:
CONTRA A LIBERAÇÃO

VÍDEO: Comandante da PM de Cajazeiras vê risco de aumentar crimes domésticos e fúteis com posse de arma

EM 2020

VÍDEO: Deputado federal sugere que Chico Mendes pode ser candidato a prefeito de Cajazeiras pelo PTB

UNA FREVO 2019

VÍDEO: Com 16 atrações, destaques nacionais e percurso do frevo, carnaval da cidade de Uiraúna é lançado

OS CIRENEUS DO CAMINHO

VÍDEO: Programa Mensagem de Esperança reflete sobre imunização espiritual e como lidar com adversários