header top bar

section content

Frota de veículos de Cajazeiras foi a que mais cresceu no Estado da Paraíba

Conforme os últimos dados disponibilizados pelo Detran, no ano passado, a Paraíba possuía uma frota 487.763 veículos, o que significa dizer que existia um veículo para cada 7,5 paraibanos.

Por

17/02/2008 às 12h13

O Jornal Correio deste domingo (17) destaca que a frota de veículos em toda a Paraíba cresceu 245,4% de 1990 até 2007. Este significativo aumento faz com que as prefeituras tenham que cada vez mais oferecer um sistema de transporte e trânsito moderno e de qualidade, para garantir a mobilidade da frota de veículo das cidades.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), esse foi o quinto maior crescimento registrado do Nordeste e o 14º do País.

Conforme os últimos dados disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PB), no ano passado, a Paraíba possuía uma frota 487.763 veículos, o que significa dizer que existia um veículo para cada 7,5 paraibanos. Em cidades como João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, a situação é pior, já que, segundo o Detran, existe um veículo para cada quatro habitantes.

Para o superintendente de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STtrans), Deusdete Queiroga, o apelo da indústria automobilística, a estabilidade econômica e a facilidade de crédito são as principais explicações para o aumento do número de automóveis e motocicletas nas ruas da cidade. Segundo ele, é cada vez mais comum uma mesma família possuir mais de um veículo na garagem.

O problema preocupa a gestão municipal e levou o prefeito Ricardo Coutinho a anunciar a necessidade de se restringir o uso do automóvel em alguns lugares da Capital. “Pretende-se inibir a utilização de veículos particulares, que vêm aumentando de forma bastante desproporcional ao crescimento da cidade e suas vias de escoamento. Enquanto esse desejado momento não chega, vamos ajustando a malha viária para receber um fluxo mais ordenado de veículos”, disse o superintendente.

Confira a matéria completa de Cristina Fernandes na edição deste domingo do Jornal Correio.

Portal Correio

Tags:
Recomendado pelo Google: