header top bar

section content

João Azevêdo inaugura Centro de Atendimento ao Autista de Campina Grande e vistoria obras de Escritório

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar o equipamento na Semana Alusiva ao Dia Internacional do Autismo

Por Portal Diário com Secom-PB

07/04/2022 às 17h50

(Foto: Secom-PB).

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta quinta-feira (7), em Campina Grande, o Centro de Atendimento ao Autista, um espaço inovador, que vai ofertar um trabalho multidisciplinar, reunindo diversas áreas do processo terapêutico da pessoa com autismo que representa investimentos iniciais de aproximadamente R$ 2 milhões. O Centro está situado na Rua Salvino Oliveira Neto, 626, no bairro Jardim Tavares, e terá capacidade para atender, inicialmente, mais de 360 pessoas.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar o equipamento na Semana Alusiva ao Dia Internacional do Autismo. “O espaço ficou belíssimo e fico feliz com mais essa ação do Governo do Estado que alcança e inclui cada vez mais pessoas. Nós estamos expandindo esse serviço de assistência para todo o estado porque esse é um segmento que precisa ter uma atenção especial do poder público e somos um governo de inclusão que tem compromisso com os paraibanos e paraibanas que precisam do atendimento necessário para ter uma melhor qualidade de vida e desenvolver suas habilidades porque lugar de autista é em todo lugar”, frisou.


VEJA TAMBÉM

Em Patos, João Azevêdo entrega tomógrafo, inspeciona obras e assina convênios para cultura e esportes


(Foto: Secom-PB).

O secretário de estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destacou as ações da gestão estadual para expandir o atendimento ao autista na Paraíba. “Nós abrimos o Centro de Atendimento ao Autista em João Pessoa em novembro de 2020, depois disso, celebramos um convênio entre estado, prefeituras de Solânea, Arara, Casserengue e Bananeiras e o Instituto Casa Azul para ampliar o serviço no Brejo paraibano em 2021 e agora estamos dando um grande passo para interiorização do atendimento em Campina Grande, que vai atender todo o Compartimento da Borborema, consolidando as políticas públicas voltadas para as pessoas autistas em um cenário em que não há nenhuma ação do governo federal voltada para esse público que está crescendo muito, e o estado tem trabalhado para dar uma resposta à altura que a população precisa”, pontuou.

A presidente da Fundação Centro Integrado de Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão, explicou que a porta de entrada para o Centro de Atendimento ao Autista será a partir do Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência, do Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. “Serão 70 municípios beneficiados. O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Humano e Funad, tem ampliado a rede de atenção voltada para as pessoas com autismo e já fizemos uma reunião com gestores da Assistência Social e da Saúde das cidades assistidas pela segunda macrorregião de Saúde para criarmos um fluxo de referência, onde as unidades de saúde da família encaminham a pessoa autista para o serviço de diagnóstico e avaliação que funciona no Trauma para ser atendida no CAA”, afirmou.

No local serão realizados atendimentos visando à estimulação precoce; habilidades comunicativas, comportamentais, cognitivas, motoras, psicomotricidade e aquáticas; terapia ocupacional; integração sensorial; atividade de vida diária; orientação e apoio às famílias. Também serão oferecidos serviços de psiquiatria, psicologia e serviço social.

Niedja de Sousa, mãe de um adolescente autista que será atendido no CAA, agradeceu a atenção do governo e a entrega do equipamento que dispõe de toda a estrutura para acolher seu filho. “Esse Centro é de suma importância porque vai tirar o meu filho e muitas famílias de dentro de casa, onde a gente fica de certa forma desassistida em relação ao tratamento e acolhimento e, nesse local, o meu filho vai ter um atendimento digno e merecido e como mãe eu só tenho a agradecer e dizer que estou muito feliz com essa oportunidade”, disse.

“Fico feliz de conhecer esse espaço que dá melhores condições para que as pessoas autistas e suas famílias tenham a assistência necessária, com a garantia de seus direitos, comprovando o quanto a saúde pública e assistencial melhoraram na Paraíba”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino.

Escritório de Representação – Em Campina Grande, o governador João Azevêdo também inspecionou a finalização das obras do Escritório de Representação do Governo do Estado.

“Estamos na reta final das obras, com a aquisição de maquinários para que a gente possa ter a presença permanente do Governo do Estado em Campina Grande, facilitando toda a interlocução com o segmento econômico nessa bela instalação que em breve estará em funcionamento”, disse o governador João Azevêdo.

O local recebe investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões e contempla as áreas de recepção, sala do chefe da Agevisa, Sala do Orçamento Democrático, sala da Procuradoria Geral do Estado, sala do procurador, sala de espera, sala da Cinep, gabinete do governador, sala de reunião, sala de secretário, área técnica, almoxarifado, estações de trabalho da Agevisa, copa, DML, área de serviço, depósito, banheiros masculino/feminino e para PNE.

Os deputados estaduais Inácio Falcão, Wilson Filho, Ricardo Barbosa e Raniery Paulino, prefeitos, vereadores e auxiliares da gestão estadual estiveram presentes.

Veja mais fotos da ida do governador à cidade de Campina Grande:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: