header top bar

section content

Convênio garante formação de 900 pessoas para a construção e operação da fábrica de cimentos na PB

O governador Ricardo Coutinho ressaltou a importância do investimento para a região Sul e disse que o Estado, Prefeitura e empresa atuam juntos.

Por

24/05/2012 às 08h38

Um convênio assinado pelo governador Ricardo Coutinho com o grupo Brennand Cimentos, na tarde desta quarta-feira (23), no Palácio da Redenção, vai garantir a formação de 900 pessoas para trabalharem na construção e operação da fábrica de cimentos em Pitimbu prevista para ser inaugurada em 2014. O termo de Cooperação Técnica foi assinado também pelo acionista do grupo, Ricardo Brennand; pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha; pelo prefeito de Pitimbu, Rômulo Carneiro; e pela presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra.

O convênio faz parte do projeto Mãos Dadas com o Futuro, que tem como objetivo formar mão de obra na região para a construção e operação da nova fábrica de cimento em Pitimbu. O investimento do grupo Brennand na formação da mão de obra será de R$ 1,8 milhão.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou a importância do investimento para a região Sul e disse que o Estado, Prefeitura e empresa atuam juntos para capacitar os trabalhadores que vão operar na fábrica. "A fábrica deverá produzir quase 1,5 milhão de toneladas de cimento por ano, algo muito relevante. É mais um empreendimento numa região que vem sendo tratada dentro de um planejamento, a médio e longo prazo, para que venha a se tornar o maior pólo industrial do Estado, com indústrias de cimento, do setor de autopeças e vários segmentos que assinaram protocolo de instalação para este ano”, comentou.

Ricardo ressaltou que nos próximos três anos a Paraíba vai se consolidar como principal pólo cimenteiro do Nordeste com a fábrica Brennand, Cimentos Elisabeth e a ampliação da Lafarge. "Isso é algo importante na geração de emprego, na distribuição da renda e no aumento da receita do Estado e municípios”, completou.

Os cursos aplicados pelo Senai terão 56 turmas de 16 alunos cada, voltadas para a construção civil e metal mecânico, montador de andaimes, eletricista, instalador hidráulico, pedreiro, servente. No próximo dia 4 de junho, mais duas turmas iniciam o projeto com os cursos de carpintaria a serem realizadas no ginásio de esportes de Pitimbu, e ainda em junho haverá turmas para armador com aulas no ginásio de esportes de Acaú.

A presidente da Cinep, Margarete Bezerra, ressaltou que como o convênio está formando 900 trabalhadores e a demanda utilizada na operação da fábrica será de 400 vagas, haverá um excedente de pessoas qualificadas que vão ser aproveitadas por outras indústrias da região. "Isso é algo muito importante, porque a demanda de trabalhadores qualificados é muito grande. Esse é o momento de grande desenvolvimento para a zona sul da Paraíba, e a Cinep está entrando com incentivos fiscais, como aconteceu com o grupo Brennand Cimentos, e também incentivos locacionais em alguns casos”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM

.

Tags:
Recomendado pelo Google: