header top bar

section content

Aesa participa de reunião do Comitê Integrado de Combate a Estiagem

Na reunião serão discutidas a atual situação do estado

Por

16/05/2012 às 18h12

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é o mais novo membro do Comitê Integrado de Combate à Estiagem na Região do Semiárido Brasileiro. A equipe de enfrentamento à seca, que é coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, se reúne nesta quinta-feira (17), às 9 h, na Secretaria de Estado da Infraestrutura, em João Pessoa.

Na reunião serão discutidas a atual situação do estado; as medidas aprovadas e adotadas pelo Governo federal; operação carro pipa e outras formas de abastecimento de água; andamento das ações sugeridas pelo comitê na última reunião, entre outros temas.

No último encontro, realizado na sexta-feira passada, o diretor presidente da Aesa, Orlando Soares de Oliveira Filho, apresentou um relatório atualizado com a situação dos reservatórios paraibanos. "A situação mais crítica está na região das Espinharas, em cidades como Patos e Teixeira, onde alguns açudes estão com menos de 30% de sua capacidade. Nestas localidades a prioridade é o abastecimento humano”, destacou.

De acordo com o diretor de gestão da Aesa, Chico Lopes, a utilização da água para irrigação e outros fins que não sejam abastecimento humano está sendo negociada individualmente na região de Espinharas. "Em alguns casos, não há como manter irrigações de plantios. Os agricultores estão conscientes da nossa realidade e sabem que, após o nível dos reservatórios voltar ao normal, o fornecimento de água bruta será regularizado”, alertou.

A previsão do tempo foi outro tema que esteve na pauta da reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem na Região do Semiárido Brasileiro. A possibilidade de chuvas abaixo da média deve se estender à região leste do Estado. "Maio, junho e julho, que normalmente são os meses mais chuvosos no Agreste, Brejo e Litoral, podem ter um índice de precipitação menor este ano”, previu Orlando Soares.

Outras informações sobre previsão do tempo e nível dos reservatórios estão disponíveis no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), por meio dos telefones 3211-6453 e 3211-6458 e na sede do órgão, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1457, 2º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom
 

Tags:
Recomendado pelo Google: