header top bar

section content

Sertão da Paraíba tem quase 100 mil diabetes, em todo estado são mais de 300 mil

Foi comemorado no último Sábado, 14,  o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, uma das doenças crônicas mais comuns da infância e que pode acometer pessoas de todas as idades, mas que ainda hoje é diagnosticada tardiamente. O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) atende por mês uma média de 1.500 pacientes, dos quais 60% são […]

Por

16/11/2009 às 01h06

Foi comemorado no último Sábado, 14,  o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, uma das doenças crônicas mais comuns da infância e que pode acometer pessoas de todas as idades, mas que ainda hoje é diagnosticada tardiamente.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) atende por mês uma média de 1.500 pacientes, dos quais 60% são diabéticas, ou seja, 900 são portadoras da doença. Hoje na Paraíba são mais de 300 mil casos, no Sertão os casos chegam a quase 100 mil.

Segundo a diretora do HUAC, Alana Abrantes, a diabetes está sendo considerada uma pandemia. “É a doença do século. Nós temos hoje 11% da população brasileira acometida de diabetes e estes são dados de estudos recentes. Em 2020, estaremos com mais de dois milhões de pessoas vítimas dessa pandemia”, disse. Para ela, o maior problema é que a doença é diagnosticada tardiamente e muitas vezes as conseqüências são fatais. “A gente chama atenção para que as pessoas atentem para o nível da sua glicemia. O alerta não é apenas para as obesas, mas para as magras também”, destacou.

Simone Duarte

Tags:

Recomendado para você pelo google

BOMBA

VÍDEO: Jornalista cajazeirense mira nos ‘Bocas Loucas’ da política paraibana

ESPECIAL DE PÁSCOA

VÍDEO: TVDS exibe programa ‘Mensagem de Fé com Frei João Batista’ em especial de Semana Santa

FÉ E DEVOÇÃO

Sexta-feira Santa em Cajazeiras é marcada por várias celebrações religiosas e grande número de fiéis

SAÚDE

VÍDEO: Xeque Mate fala sobre a obesidade e médica endocrinologista tira dúvidas sobre a doença; Veja!