header top bar

section content

Bancos não apresentam proposta e greve continua

Nesta quinta-feira, 1° de outubro, o Comando Nacional dos Bancários esteve reunido com os representantes dos banqueiros, que ainda não apresentaram uma proposta concreta passível de apreciação pela categoria em greve. A reunião continua amanhã e o resultado será apreciado pelos bancários na assembleia que será realizada às 17h, no auditório do Sindicato. A Fenaban […]

Por

02/10/2009 às 06h35

Nesta quinta-feira, 1° de outubro, o Comando Nacional dos Bancários esteve reunido com os representantes dos banqueiros, que ainda não apresentaram uma proposta concreta passível de apreciação pela categoria em greve. A reunião continua amanhã e o resultado será apreciado pelos bancários na assembleia que será realizada às 17h, no auditório do Sindicato.

A Fenaban (Federação dos Bancos) passou o dia de hoje tentando, mas não conseguiu apresentar uma proposta de PLR diferente da apresentada no dia 17 de setembro, que é menor do que a do ano passado. As simulações não convenceram os membros do Comando Nacional, que querem uma distribuição da Participação nos Lucros e Resultados nos moldes da proposta de PLR apresentada pelo Banco do Brasil.

Os representantes do Banco do Brasil, por sua vez, condicionaram a apresentação de índice de reajuste ao resultado da negociação dos bancários com a Fenaban e alegaram que não podem ainda apresentar proposta de Plano de Cargos e Salários (PCS).

A negociação com a Caixa Econômica Federal segue a mesma lógica cruel do BB, no que diz respeito ao reajuste das verbas salariais, e também não teve proposta de Plano de Funções. Em síntese, todos esperam pelo resultado da negociação com a Fenaban, que não apresentou índice de reajuste diferente dos 4,5% oferecidos em setembro.

A Greve continua
A orientação do Comando Nacional é de continuar e ampliar a greve em todo o país até que a Fenaban apresente uma proposta que atenda as reivindicações dos bancários.

Para Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba e membro do Comando Nacional, a ganância dos banqueiros não deixa outra opção para os bancários, senão a continuidade da greve. “Já que os bancos não abrem mão dos seus lucros, nem querem melhorar a proposta de reajuste salarial e distribuição da PLR, vamos intensificar a mobilização e fortalecer a greve até conquistarmos nossas reivindicações, mesmo com os interditos e a pressão”, concluiu.

Mídia
Um fator que está preocupando os bancários é a forma como a mídia tem tratado a greve da categoria profissional. A maioria das emissoras de televisão só destaca aquilo que incomoda a sociedade – falta de numerário nos terminais de autoatendimento e envelopes para processamento de depósitos bancários – como se isso só ocorresse em dias de greve; e esquece ou não tem interesse em mostrar o sofrimento do povo em longas filas, diariamente.

“Infelizmente os formadores de opinião, não sabemos porquê, mostram os efeitos negativos da greve, mas não aprofundam a matéria para dizer à sociedade que tudo isso está acontecendo por conta da ganância dos banqueiros”, desabafou o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves. E enfatizou que os exorbitantes lucros dos bancos são auferidos às custas do suor dos bancários e da exploração dos clientes e usuários. “Tem banco que paga até duas folhas de pagamento somente com tarifas e, mesmo assim, se nega a contratar mais bancários para atender à população. E isso, raramente é veiculado pela mídia”, concluiu.

É por tudo isto que o Comando Nacional orienta a continuidade e ampliação da greve em todo o país, até que a Fenaban e os bancos públicos apresentem proposta que atendam às reivindicações dos bancários. Em João Pessoa a assembleia acontece nesta sexta-feira, 2, no auditório do Sindicato, às 17h.

Da redação com assessoria

Tags:
SE CUIDE!

VÍDEO: No Janeiro Branco, Diversidade em Foco promove uma ‘Conversa sobre suicídio e como evitá-lo?’

RECONHECIMENTO

Prefeito de Sousa garante ajuda mensal ao médico cubano: “Eu irei ajudá-lo em todos os momentos”

"MERECIA MAIS"

VÍDEO: Comentarista critica falta de prestígio de Sousa com o Governo do Estado nas nomeações de cargos

ANTIGO E NOVO

VÍDEO: Secretário e prefeito exibem projeto do novo Museu de Cajazeiras feito por arquiteta cajazeirense