header top bar

string(13) "diario-sertao"

section content

Pesquisa do Jornal da Paraíba aponta empate técnico entre Marinho e Léo Abreu

Pesquisa contratada pela Rede Paraiba de Comunicação e realizada pela Consult O Jornal da Paraíba mostra a opinião dos eleirores do município de Cajazeiras quando as eleições para prefeitos...

Por

13/07/2008 às 12h49

Pesquisa contratada pela Rede Paraiba de Comunicação e realizada pela Consult O Jornal da Paraíba mostra a opinião dos eleirores do município de Cajazeiras quando as eleições para prefeitos e vereadores. De acordo com o resultado, há um empate técnico entre os dois candidatos que disputam a prefeitura: 40,8% escolhem Mario Messias e 39% Léo Abreu.

O documento com os resultados está registrada no 42º Cartório Eleitoral, em Cajazeiras-PB, com protocolo 256/2008, Sob o registro Pet nº 02/2008. Os resultados estão sujeitos a um erro máximo de 4%, com confiabilidade de 95%. A coleta de informações ocorreu nos dias 5 e 6 deste mês.

Uma amostra casual simples com 520 entrevistados que foram escolhidos pelo critério de sorteios múltiplos aleatórios em quatro estágios: escolha do bairro/localização; escolha do domicílio; e escolha do ponto amostral (entrevistado). A amostra foi proporcionalizada sobre as variáveis sexo, idade, escolaridade, renda familiar e local de moradia.

Resultados
Num questionários onde os nomes dos candidatos já foram apresentados (pergunta estimulada), quando questionados sobre em quem votariam, 40,8% dos entrevistados escolheu Mario Messias, enquanto que 39% escolheu Léo Abreu. 8,3% disseram que votariam branco ou nulo e 11,9% disseram não saber quem escolheriam.

Dos 520 entrevistados, 34,8% dos homens votaria em Mario Messias, 45,5% em Léo Abreu, 7% nulo ou branco e 12,7% estão indecisos. Entre as mulheres, 46% escolheram Mario Messias, 33,3% Léo Abreu 9,4% votariam branco ou nulo e 11,2% ainda estão indecisas.

Quando a referência é o grau de escolaridade (ver quadro abaixo), os eleitores que têm até o 1º grau estão divididos quase que igualmente: 39,3% votariam em Mario Messias e 39% em Léo Abreu. 7,7% anularia ou votariam em branco e 14% não souberam responder. Entre eleitores que têm até o 2º grau, Léo Abreu toma a frente e tem 43% das indicações, Mario Messias tem 40,3%, 9,4% votariam nulo ou em branco e 7,4% estão indecisos.

Os que têm o 3º grau e os analfabetos escolheram Mario Messias como prefeito. Dos graduados, 57,7% votariam em Mario Messias, 19,2% em Léo Abreu e 23% votariam nulo, em branco ou ainda estão indecisos. Entre os analfabetos, 55,6% escolheriam Mario Messias, 33,3% votariam em Léo Abreu, ninguém votaria nulo ou em branco, mas 11,1% ainda não decidiram.

Levando em consideração a localização dos votantes, Mario Messias venceria nas zonas norte, com 38%, oeste, com 62,5%, e na rural com 44% das escolhas. Léo Abreu foi mais escolhido nas zonas sul, com 44,7%, leste, com 48,9%, e no Centro, com 43,3% dos votos na pesquisa.

Vereadores
Quando consultadas a respeito de quem votariam para vereadores, os entrevistados, que não receberam nenhuma lista de candidatos (pergunta não estimulada) em sua maioria disseram não saber em quem votar. Mas entre os que souberam, os dez nomes mais lembrados foram Marcos Barros, com 6,35% das indicações, Lea Silva, com 4,42%, Valderir Dias, com 3,46%, Lopão, com 2,69%, Zé Duda, com 2,12%, Nilsinho, com 1,92%, Joinho, com 1,73%, Eriberto, com 1,15% e Marcos do Riacho, com 1,15% das indicações de voto.

Paraíba 1

Tags:
ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Diversidade em Foco com professor de Português destaca as variações da nossa língua

HERANÇA ARTÍSTICA

VÍDEO: Filho de grande nome da música brasileira agita a Festa do Brega no Cajazeiras Tênis Clube

EM JOÃO PESSOA

VÍDEO E FOTOS: Posse da nova diretoria da API é marcada por repentes, lançamento de livro e emoção

DUPLA CERIMÔNIA

VÍDEO: OAB lança em Cajazeiras as chapas para as eleições da Seccional Paraíba e da Subseção local