header top bar

section content

Candidatos já podem fazer campanha de rua

A campanha eleitoral tem início oficial a partir de hoje. Em todo o País, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador podem promover atividades de rua para pedir votos, além de organizar comícios e reuniões públicas, na tentativa de conquistar o maior número possível de votos até a disputa nas urnas, em 5 de outubro. Em […]

Por

07/07/2008 às 06h00

A campanha eleitoral tem início oficial a partir de hoje. Em todo o País, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador podem promover atividades de rua para pedir votos, além de organizar comícios e reuniões públicas, na tentativa de conquistar o maior número possível de votos até a disputa nas urnas, em 5 de outubro.

Em Cajazeiras, o 7º maior colégio eleitoral do estado da Paraíba, disputarão os votos dos 41.198 eleitores o empresário Marinho (DEM) e médico Léo Abreu (PSB). Nas eleições de 2004, 32.106, eleitores compareceram às urnas e votaram para prefeito , vice-prefeito e vereador, onde estavam aptos a votar 39.188, para as eleições deste ano Cajazeiras teve um ganho de 2.010 novos eleitores.

A partir de hoje, os candidatos podem fixar faixas, placas e cartazes em imóveis particulares, desde que sejam autorizados pelo proprietário e tenham tamanho de até 4 metros quadrados. Além disso, é permitida a distribuição de santinhos e panfletos. Entre as 8 e as 24 horas, a lei permite também atos e comícios com aparelhagem de som fixa. Já o uso de alto-falantes em veículos fica permitido das 8 às 22 horas.

LEI
A Lei Eleitoral veda, porém, a propaganda em outdoors e a distribuição de brindes, como camisetas e chaveiros, que possam proporcionar vantagem ao eleitor. Também são proibidos os showmícios e a apresentação remunerada ou não de artistas para angariar votos. Apesar de liberada nas ruas, a propaganda eleitoral não poderá ser transmitida no rádio e na televisão. Nesse caso, os programas só começam a ser veiculados em 19 de agosto, no horário eleitoral gratuito, que termina apenas em 2 de outubro. Entrevistas estão permitidas a partir de hoje desde que obedecendo o direito de igualdade para ambos os candidatos, como também a realização de debates.

JOSELITO FEITOSA
Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: