header top bar

section content

Deputado Trócolli Junior apela por restabelecimento de verba para renais

O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) informou nesta quarta-feira (7) ter entrado em contato com o senador José Maranhão (PMDB) para que ele pudesse informar ao ministro da Saúde...

Por

07/05/2008 às 20h39

O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) informou nesta quarta-feira (7) ter entrado em contato com o senador José Maranhão (PMDB) para que ele pudesse informar ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a situação de dificuldades enfrentada pelos pacientes renais crônicos da Paraíba. Os doentes recebem uma verba de deslocamento, necessária para que possam chegar às cidades pólo onde recebem o atendimento necessário para continuar vivendo.

Segundo Trócolli, muitos desses pacientes estão seriamente prejudicados pelo atraso do repasse da verba. "O Ministério da Saúde, todo dia 10, deposita o dinheiro na conta da Secretaria Estadual de Saúde, inclusive, incluindo a verba de deslocamento das pessoas que não moram em cidades pólo para que elas possam fazer o tratamento. Não há explicação para atraso às clínicas terceirizadas e nem motivo para que esses valores sejam suspensos", disse Trócolli Júnior.

O parlamentar enfatizou que sua cobrança já era a de número 15 em favor de pacientes crônicos, como os cardiopatas, renais, portadores do Mal de Parkinson e Alzheimer, câncer e tireóide. "Esse dinheiro é extra-teto. Cerca de 80% do dinheiro empregado na compra dos medicamentos do Estado da Paraíba são remetidos pelo Ministério, diferente da hemodiálise, que é paga integralmente”, relatou.

Segundo Trócolli, “a contrapartida do Governo Estadual é de 20%, mas mesmo assim, o Governo não tem responsabilidade com essas pessoas. Escutei hoje o apelo dramático de pessoas pedindo para viver. Se eles pararem de fazer hemodiálise uma semana, deixam de viver", concluiu.

Da Redação, com informações assessoria do deputado

Tags:

Recomendado para você pelo google

EM CAJAZEIRAS

VÍDEO: Ciro diz que Ricardo ‘prejudicou-se na sucessão’, mas elogia Azevêdo: “Seria uma honra no PDT”

PREOCUPADO

VÍDEO: Na Semana dos Pobres, bispo de Cajazeiras diz que “pobreza se avoluma cada vez mais nas cidades”

A OBRA PAROU?

Ex-vereador denuncia que terminal rodoviário de Sousa está abandonado: “Prefeito Tyrone não está nem aí”

PROJETO DE LEI

VÍDEO: Comentarista diz que críticas ao leilão de imóveis da Prefeitura de Cajazeiras é ‘politicagem’