Expansão da UEPB foi tema de audiência pública em Bonito de Santa Fé
“Foi um encontro positivo, com bastante representatividade, onde plantamos a semente de um sonho a ser concretizado em prol da educação em nível superior, dos jovens daquela região”. Essa foi a avaliação do deputado estadual Jeová Campos (PT), sobre a audiência pública realizada, na semana passada, em Bonito de Santa Fé, através de seu gabinete […]
“Foi um encontro positivo, com bastante representatividade, onde plantamos a semente de um sonho a ser concretizado em prol da educação em nível superior, dos jovens daquela região”. Essa foi a avaliação do deputado estadual Jeová Campos (PT), sobre a audiência pública realizada, na semana passada, em Bonito de Santa Fé, através de seu gabinete e da Comissão de Desenvolvimento da AL, da qual é presidente. O evento que ocorreu na Câmara dos Vereadores da localidade, reuniu lideranças políticas e comunitárias da localidade e de vários municípios da região sertaneja do Estado, e teve como objetivo tratar da implantação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade.
Apesar da ausência da reitora da UEPB, Marlene Alves, e do secretário de Educação do Estado, Neroaldo Pontes, que haviam sido convidados pelo deputado Jeová a participar da audiência o encontro, segundo o parlamentar, foi o ponta-pé inicial para a concretização desse pleito. “Na ocasião, contamos com o apoio da população local e das cidades circunvizinhas”, argumentou Jeová. Ainda segundo ele, a cidade de Bonito de Santa Fé foi escolhida para realização desse projeto por causa de vários fatores. “Primeiramente pela sua localização geográfica e segundo pela sua importância econômica na região”, ressaltou o parlamentar, lembrando que a criação de uma Extensão do Campus Avançado da UEPB é bastante significativo para o desenvolvimento social, cultural e econômico daquela região como um todo.
Após todo o debate em torno da proposta do deputado Jeová, foi formada uma comissão com 10 integrantes de Bonito de Santa Fé e das cidades vizinhas para elaborar uma carta que será protocolada junto ao gabinete do parlamentar, em João Pessoa. “No prazo de dez dias, essa comissão levantará nessa carta todos os pontos favoráveis para a instalação do campus na localidade a ser beneficiada. Em seguida, encaminharemos através do meu gabinete, ofícios ao governador do Estado, ao secretário de Educação, a magnífica reitora da UEPB, bem como ao presidente da Assembléia Legislativa do Estado, ao ministro da Educação, aos reitores da UFPB e UFCG, aos representantes do Estado da Paraíba no Senado Federal e na Câmara dos Deputados e à Federação dos Municípios da Paraíba, a fim de que seja viabilizado esse pleito”, disse o parlamentar.
Posteriormente a esses encaminhamentos, o deputado Jeová Campos afirmou que essa comissão voltará a se reunir em Bonito de Santa Fé, para debater as reais vocações da população local e, ainda, traçar um perfil dos cursos que se adequarão às potencialidades da região. A audiência pública contou com a participação do deputado estadual Expedito Pereira (PSB), do diretor do Centro de Formação de professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cajazeiras, Fábio de Freitas, do prefeito de Bonito de Santa Fé, Josimar Alves, do presidente da Câmara Municipal local, Francisco Furtado, dos prefeitos de Boa Ventura, José Pinto Neto, de Conceição, Alexandre Braga Pegado, de Diamante, Hercules Barros, de Ibiara, Nailson Rodrigues Ramalho e de Monte Horebe, Erivan Dias.
Da assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário