header top bar

section content

Lula tem passaporte apreendido e está impedido de deixar o Brasil

Decisão ocorre após pedido do Ministério Público Federal do DF, que investiga eventuais crimes na aquisição por parte do Brasil de aviões fabricados na Suécia

Por Diário do Sertão

26/01/2018 às 09h17

Lula - Foto: Leonardo Benassatto/Reuters

Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na quarta-feira (24), o ex-presidente Lula está impedido de deixar o país. A decisão, segundo o jornal Folha de S. Paulo, partiu do juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal de Brasília.

Lula viajaria na sexta-feira (26) a Etiópia para participar de evento que discutirá a fome no mundo, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O retorno está marcado para a segunda-feira (29).

Ainda na quinta-feira, o advogado Carlos Alexandre Klomfahs, cidadão sem relação com os processos enfrentados pelo ex-presidente, protocolou requerimento ao TRF-4 pedindo a tomada do passaporte do petista – na visão dele existe o risco de o petista deixar o Brasil para requerer asilo político em outro país.

A tomada do passaporte, no entanto, nada teria a ver com o caso do triplex, que gerou a condenação no TRFG-4. Mas, sim, com um pedido do Ministério Público Federal do DF, que investiga eventuais crimes na aquisição por parte do Brasil de aviões caças fabricados na Suécia.

Notícia ao Minuto

Tags:
Recomendado pelo Google: