header top bar

section content

Equipamentos para a realização do Teste do Pezinho Ampliado na PB já chegaram, diz Jeová Campos

O parlamentar disse que em breve os equipamentos serão instalados. A boa notícia foi divulgada nesta segunda-feira (26). O deputado estadual Jeová Campos é o autor do Projeto de Lei que propôs a implantação do serviço.

Por Portal Diário com Assessoria

26/04/2021 às 19h04 • atualizado em 26/04/2021 às 19h08

Deputado Jeová Campos.

Os equipamentos que viabilizarão a realização do Teste do Pezinho Ampliado nas unidades públicas de saúde da Paraíba, e que vai possibilitar que o filho do pobre paraibano tenha as mesmas condições que os filhos dos ricos de identificar várias doenças de forma precoce ao nascer, já chegaram a sede do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba-Lacen.

A boa notícia foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB), autor do Projeto de Lei que propôs a implantação do serviço. “Estou muito feliz com essa novidade e espero em breve ver a realização dos testes”, disse o parlamentar. A Lei em questão é a Nº 11.566 e foi sancionada em dezembro de 2019.

VEJA TAMBÉM

Equipamentos para teste do pezinho ampliado na PB serão instalados no final de abril, diz Jeová Campos

Jeová lembra que simultâneo à instalação dos equipamentos estão ocorrendo os treinamentos das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes que começam nesta segunda-feira (26). “A Lei foi sancionada há um ano, mas a demora na implantação dos testes se deveu a uma série de fatores que passaram pela aquisição dos kits, do treinamento de pessoal, da logística de realização do exame e dos equipamentos necessários para a realização dos mesmos. Mas estamos muito próximos de tornar tudo isso realidade aqui na Paraíba”, disse o parlamentar, lembrando que a Paraíba será o primeiro estado do Nordeste a dispor desse tipo de testagem na rede pública de saúde.

O deputado aproveitou para agradecer o empenho e compromisso da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, nas pessoas do secretário, Dr. Geraldo Medeiros, de Renata e do secretário executivo, Daniel Beltrami que mesmo em meio a toda essa pandemia do Covid conseguiram, em paralelo, implantar esse projeto de grande relevância que é o do Teste do Pezinho Ampliado.

A expectativa com a chegada dos equipamentos e com a realização do treinamento das equipes é que o teste já comece a ser realizado a partir de maio.

Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública paraibana diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 57 enzimas, onde todas elas, durante a análise laboratorial, poderão decodificar diversas patologias, hoje ainda não identificadas.

“Estou muito feliz e com uma imensa expectativa de poder ver esse teste sendo realizado em nossos bebês. Essa iniciativa mostra o quanto uma política pública pode interferir positivamente na vida do cidadão e vale lembrar que isso tudo começou no parlamento, com a minha proposta”, destacou Jeová.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos.

No Distrito Federal, que hoje é referência em Teste do Pezinho Ampliado são feitas, em média, 400 novas consultas de primeira vez no Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde.

PORTAL DIÁRIO

PADRE E A POLÍTICA?

VÍDEO: ‘Padre das Multidões’ do Sertão recebe convite para ser candidato em 2022 e resposta surpreende

PEDRA PRENDEU O FREIO

VÍDEO EXCLUSIVO: Escuridão, rua esburacada e pedras soltas causam grave acidente de moto em Cajazeiras; vítima desabafa: ‘tive medo de morrer’

MÚSICA E INTERAÇÃO

VÍDEO: Acústico Diário recebe cantora do Rio Grande do Norte, rappers de Cajazeiras e bomba audiência

TERCEIRO MAIS VOTADO

VÍDEO: Vereador da região de Sousa renuncia cargo, volta a trabalhar como mecânico e diz: ‘ajudo mais’

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!