header top bar

section content

Câmara aprova relatório de Efraim Filho sobre patentes provisórias

O projeto de lei nº 10.920/18 altera a lei nº 9.279/96 e trata da redução de burocracia para registro de marcas e patentes.

Por Portal Diário com Assessoria

30/06/2021 às 19h59 • atualizado em 30/06/2021 às 20h02

Efraim Filho e o presidente do INPI, Cláudio Furtado. (Foto: divulgação).

A Câmara dos Deputados aprovou em plenário nesta terça-feira (29), um substitutivo de autoria do deputado federal Efraim Filho (DEM). O projeto de lei nº 10.920/18 altera a lei nº 9.279/96 e se trata da redução de burocracia para registro de marcas e patentes. O que antes era uma legislação obsoleta e dificultava a inovação, hoje é de extrema importância principalmente para a pesquisa. Inventores, doutorandos, pesquisadores não precisam ter seu trabalho acadêmico publicado para fazer o registro da patente.

Além de adaptar o registro brasileiro de marcas ao Protocolo de Madri, que criou um sistema para receber pedidos internacionais e direcioná-los para os países de interesse do solicitante, uma das novidades deste projeto de lei do parlamentar é a criação do Registro Provisório, que dá um prazo de até 12 meses para o pesquisador poder finalizar seu trabalho sem perigo de perder sua marca.

VEJA TAMBÉM

Efraim Filho comemora avanço nos trabalhos da construção do Campus do IFPB em Santa Luzia

“Países como Japão, Coréia, Estados Unidos e Europa fazem fortunas e se desenvolvem bastante, gerando emprego e renda para a população, porque têm a prática de incentivar seus pesquisadores e valorizar seus projetos. Estamos trabalhando para fazer o mesmo com o Brasil. É essencial que as Universidades e Centros de Pesquisa e Ciência possam usufruir do direito que essas Patentes Provisórias poderão gerar”, afirmou Efraim.

INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é a autarquia federal responsável pela gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade industrial. Para o presidente do Instituto, Cláudio Furtado, esta aprovação trará melhorias no ambiente de negócios no Brasil por meio da propriedade industrial principalmente em dois aspectos: evitar a chamada carta rogatória que teria que transitar pelo STF e torna aceitável as notificações feitas por intermédio da Organização Internacional de Propriedade Industrial (ONPI) filiada à ONU.

O receio de muitos pesquisadores com a demora no registro de patente e a extensa burocracia é em ter suas ideias adulteradas, plagiadas. Com o novo projeto, existe o caminho para combater a pirataria e conseguir prestigiar quem produz no país de forma ágil e segura.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: