header top bar

section content

Justiça afasta do cargo prefeita da região de Cajazeiras; Relator afirma que houve desvio de dinheiro público

O relator alega que a permanência da acusada no cargo de prefeita representaria risco à credibilidade do poder judiciário e ao patrimônio público.

Por

13/08/2014 às 21h05

Cláudia Dias, prefeita de Monte Horebe (Foto: Arquivo DS)

Foi afastada do cargo nesta quarta-feira (13) a prefeita do município de Monte Horebe, Cláudia Aparecida Dias, por decisão do pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Segundo o relator, houve desvio de dinheiro público quando ela era secretária de Administração e Fazenda, junto ao ex-prefeito também denunciado Erivan Dias Guarita.

O G1 tentou entrar em contato com a prefeitura de Monte Horebe, mas as ligações não foram atendidas até as 18h30. A sessão aconteceu nesta tarde e a decisão foi unânime. Não foi decretada prisão preventiva dos denunciados.

O relator, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, afirma que o fato aconteceu no ano de 2007. Ele alega que a permanência da acusada no cargo de prefeita representaria risco à credibilidade do poder judiciário e ao patrimônio público municipal. Segundo o relator, o então prefeito Erivan Dias e a então secretária Cláudia Dias adulteraram os próprios contracheques (relativos ao mês de dezembro de 2006), em valores muito acima do que efetivamente recebiam.

Os documentos continham carimbo e assinatura do ex-gestor. O relator aponta que a falsificação teve o objetivo de gerar margens maiores para obter empréstimos consignados na folha de pagamento, junto a um banco sediado em Porto Alegre-RS, com o qual a prefeitura tinha firmado um convênio.

Ainda de acordo com a denúncia, os acusados não arcaram pessoalmente com o pagamento das parcelas contratadas. Conforme documentação apresentada pela instituição bancária, as prestações não seriam debitadas em folha, mas por meio de boletos bancários emitidos pelo banco em nome da Prefeitura Municipal de Monte Horebe, que ultrapassaram o valor de R$ 77 mil.

Redação com G1

Tags:
Recomendado pelo Google: