header top bar

section content

Morre a deputada Amália Barros, que entregou prótese ocular a Michelle Bolsonaro durante evento em JP

Amália estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas. Ela era vice-presidente do PL Mulher e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Por Portal Diário

12/05/2024 às 23h17 • atualizado em 12/05/2024 às 23h28

Deputada federal Amália Barros (Foto: Reprodução/Amália Barros)

Faleceu na madrugada deste domingo (12), aos 39 anos, a deputada federal Amália Barros (PL-MT). Ela estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas.

Amália era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Era amiga e uma das aliadas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Ganhou mais notoriedade quando, no ano passado, protagonizou um episódio em que Michelle pede para que Amália retirae sua prótese ocular antes de discursar durante evento do PL Mulher em João Pessoa. Após a parlamentar retirar a prótese, Michelle guarda o objeto no bolso.

Amália era formada em Jornalismo e atuou como produtora de televisão no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Aos 20 anos, perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção (toxoplasmose) e, depois de passar por 15 cirurgias, teve que removê-lo e optou pelo uso de uma prótese ocular.

No seu mandato de deputada, se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial. Em 2021, fundou o Instituto Amália Barros, renomeado mais tarde como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que fornece próteses oculares e assistência social aos monoculares.

Nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro prestou homenagem para a deputada. “Vou te amar para sempre, minha amiga. Você está nos braços de nosso pai”, escreveu.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: