header top bar

section content

VÍDEO: Advogado critica tarifa contra produtos brasileiros e diz que Trump merece cadeia

O colunista chamou o presidente americano de “louco” e alertou que medida pode trazer alta de combustíveis e aumentar taxa de desemprego no Brasil

Por Luiz Adriano

11/07/2025 às 19h15 • atualizado em 11/07/2025 às 19h17

Durante sua participação no programa Olho Vivo desta sexta-feira (11), na TV Diário do Sertão, o advogado Valdeci Filho, colunista do Direto ao Ponto, criticou duramente a postura do ex-presidente Donald Trump em relação à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir e 1º de agosto.

Valdeci afirmou que Trump não tem condições de liderar os EUA. “Eu posso afirmar de forma taxativa que esse homem não tem condições de ser presidente dos Estados Unidos, não tem condições psicológicas, de conhecimento, não tem condições jurídicas, não tem condições mentais para ser presidente”, declarou.

Ele também classificou as cartas de Trump enviadas a presidentes como “bravata de se colar, colou” e avaliou que a ameaça de taxação foi um “tiro no pé”, já que setores como a Faria Lima e o agronegócio mantêm atualmente apoio ao presidente Lula. “Isso foi um tiro no pé por conta das intenções do presidente Bolsonaro e sua gangue”, acrescentou.

O advogado não poupou críticas, chamando Trump de “louco” e classificando o episódio como uma “palhaçada que o mundo inteiro está assistindo”. Valdeci alertou que, caso Trump consiga manter a medida, haverá consequências negativas ao Brasil, como alta do dólar, aumento de combustíveis e risco de desemprego no país.

Apesar das críticas, ele ponderou que os Estados Unidos também sofrerão impactos, já que empresários americanos deverão pressionar contra a tarifa. “Tem alguma coisa boa nisso? Tem, lá eles também vão sofrer, os empresários vão bater na porta, e aqui nós vamos nos readequar. Digo isso para que nós, brasileiros, procuremos outros mercados”, afirmou.

Valdeci concluiu sua análise deixando claro que, como brasileiro, não acredita que a ameaça prospere, confiando em uma reação internacional contra Trump. “Essa bravata não vai se criar, os países vão se unir contra esse presidentezinho louco, maluco. A história é para inglês ver, e a gente vai assistir o final disso. Aguarde, Trump, que eu sei em que isso vai acabar, você não tira o mandato, lugar de louco a gente já sabe onde é: é na rua, seja no voto, seja no impeachment, ou na cadeia, que é o que você está merecendo”, finalizou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: