header top bar

section content

Pesquisa do Ibope aponta empate técnico entre Maranhão e Ricardo Coutinho

O resultado da pesquisa leva a disputa entre Maranhão e Ricardo para um segundo turno, deixando a eleição ainda mais acirrada.

Por

17/10/2009 às 19h25

O instituto de pesquisa Ibope, um dos mais respeitados do Brasil, divulgou neste sábado(17) uma pesquisa para a sucessão estadual na Paraíba, apresentando um empate técnico entre o governador José Maranhão e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). O senador Cícero Lucena aparece em terceiro na corrida pelo Palácio da Redenção mais de vinte pontos atrás dos dois primeiros colocados. 

O prefeito da capital Ricardo Coutinho aparece com 38% das intenções de votos, Maranhão aparece com 37%, enquanto o senador Cícero Lucena apresenta apenas 14% das intenções de votos. Os votos brancos e nulos chegam a 7%, e os indecisos somam 5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de outubro e ouviu 812 pessoas nas quatro regiões do estado. 

Dados

Ricardo ficou a frente de Maranhão em João Pessoa, com esmagadores 62% contra apenas 25% do governador; no Agreste a ‘vitória’ foi apertada com 42% contra 40% e no Sertão a diferença foi de 4%, sendo que Coutinho ficou com 49% e Maranhão com 45%. 

Já Maranhão, leva a melhor na Zona da Mata com 47% contra 41% e no Planalto da Borborema onde Maranhão vence com expressiva diferença, 60% contra 36% de Ricardo Coutinho. 

A pesquisa mostra ainda que Cícero e Maranhão tiveram o maior índice de rejeição com 34% e 32%, respectivamente. Outro fato relevante da mostra, é que 52% dos entrevistas aprovam uma possível aliança entre o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho. 

2º Turno
O resultado da pesquisa aponta para uma disputa entre Maranhão e Ricardo no segundo turno, deixando a disputa ainda mais acirrada, tendo em vista, que 52% dos entrevistados aprovam uma aliança entre Cássio e Ricardo no segundo turno.

A disputa entre Maranhão e Ricardo em um segundo turno, pode apontar ainda para uma divisão entre Cássio e Cícero, tendo em vista que o ex-governador buscará a todo custo derrotar Maranhão, por ter sido o causador da sua cassação, enquanto que Cícero Lucena, ao contrario, buscará derrotar Ricardo Coutinho, que foi responsável direto pela sua prisão, após ter deixado a prefeitura da capital. 

Da Redação do Diário do Sertão
Com informações do Wscom

Tags:
Recomendado pelo Google: