header top bar

section content

Arcebispo da Paraíba é contra padres na política

O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagoto (foto), em entrevista à Rádio Oeste da Paraíba no programa Jornal da Manhã, esclareceu algumas das principais dúvidas quanto à proibição da Igreja Católica em relação a padres que almejam candidaturas a cargos políticos nas eleições de outubro deste ano. Segundo Pagoto, o Código de Direito Canônico, que […]

Por

01/07/2008 às 21h04

/O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagoto (foto), em entrevista à Rádio Oeste da Paraíba no programa Jornal da Manhã, esclareceu algumas das principais dúvidas quanto à proibição da Igreja Católica em relação a padres que almejam candidaturas a cargos políticos nas eleições de outubro deste ano.

Segundo Pagoto, o Código de Direito Canônico, que equivale à constituição da Igreja, proíbe de fato a participação de clérigos em cargos público-políticos. Mas o arcebispo explica que com a prévia autorização do conselho presbiteral a qual está submetido o padre, este poderá ocupar um cargo, desde que seja por um período determinado.

“Padre é padre, e se ele vai disputar, dadas algumas circunstâncias, se por um tempo vai ocupar um cargo, ele está dispensado de exercer qualquer função eclesiástica.” Afirmou.

Depois, Dom Aldo Pagoto assumiu ser definitivamente contra a participação de padres em campanhas eleitorais. Para ele, “a missão político-partidária cabe aos cristãos leigos, aos cidadãos.”

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: