header top bar

section content

Paróquia prepara recepção

Padre Janilson assume a São João Bosco neste Sábado

Por

27/02/2008 às 21h52

A Paróquia São João Bosco, de Cajazeiras, estará apresentando oficialmente aos seus fiéis, no próximo sábado, dia 01, seu novo padre, Janilson Rolim, vindo da cidade de Sousa. Padre Janilson irá realizar sua primeira missa após sua transferência da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, onde atuava há pouco tempo, e a expectativa é de um grande público para prestigiar o estreante.

A transferência de Janilson para a São João Bosco aconteceu após decisão do bispo diocesano de Cajazeiras, Dom José Gonzáles, de fazer algumas mudanças nas paróquias do Estado, principalmente nas regiões do Sertão e Vale do Piancó. Janilson substitui padre Humberto Mangueira, que foi deslocado para a cidade de Paulista.

A Paróquia São João Bosco é um desafio novo na vida do Padre Janilson Rolim, já que esta será sua primeira experiência como administrador paroquial. Em Nossa Senhora dos Remédios, ele atuava apenas como diácono colaborador, dando apoio a projetos sociais e grupos jovens.

Agora, porém, a nova meta de Janilson é estar à frente de uma das paróquias mais populares do Alto-sertão. Para ele, mais uma chance de romper desafios e provar sua capacidade como vigário.

“É claro que a gente sempre fica muito apreensivo, sobretudo pelo fato de ser uma paróquia tão grande e tão importante para Cajazeiras. Dom José me disse que é a maior paróquia em qualidades e a maior paróquia em desafios. Para nós, que estamos começando nossa caminhada presbiterária, acaba se tornando apreensivo, mas, ao mesmo tempo, estamos confiantes, porque nós temos a confiança da população e do bispo Dom José”, afirmou.

Janilson disse ainda que está consciente do desafio de substituir Padre Humberto, considerado um dos padres mais carismáticos da história da São João Bosco. Mas explicou que cada padre tem um estilo diferente de conquistar a Igreja.

“Padre Humberto, sem dúvida, é um homem extraordinário. E o fruto desse seu belíssimo trabalho pastoral foi a grande manifestação do povo de Cajazeiras contra a sua saída. Porém, é claro, cada um com carisma, virtudes e aptidões diferentes, procurando, do seu jeito, seguir Jesus Cristo”.

A história do jovem padre
Padre Janilson, que é da cidade de Santa Helena, no Sertão paraibano, faz parte de uma das famílias mais tradicionais da diocese de Cajazeiras, onde já atuaram párocos como João Cartaxo Rolim, Raimundo Honório Rolim, e os bispos Dom Zacarias Rolim e Dom Emanuel Rolim.

Desde criança, participa de grupos de catequeses e grupos missionários, até que em janeiro de 2000, ingressou no seminário Nossa Senhora da Assunção para iniciar seu processo de ordenação, onde estudou durante 08 anos, quatro destes na Faculdade de Filosofia e Ciências de Cajazeiras (FAFIC), onde cursou e hoje leciona Filosofia e Serviço Social.

Após o seminário, o jovem Janilson foi indicado pelo bispo Dom José Gonzáles para a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Sousa, onde iniciou seu estágio. Cinco meses depois, foi ordenado diácono e efetivado na paróquia. Após o diaconato, foi a vez de ser ordenado presbítero, em cerimônia realizada na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, até que foi transferido da cidade de Sousa para a paróquia São João Bosco, onde fará sua estréia na noite deste sábado.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: