header top bar

section content

Sousa: estátua de Frei Damião começa a rachar

A estátua de Frei Damião que fica localizada no ponto mais alto da cidade de Sousa, denominado "Serrote da Benção de Deus", distante 3 km da Sede, que foi edificada no ano de 1976, com 6.50 metros, construída pelo então Prefeito Gilberto Sarmento. A estátua foi construída em homenagem ao Frei, que para a população […]

Por

22/02/2008 às 19h08

align=leftA estátua de Frei Damião que fica localizada no ponto mais alto da cidade de Sousa, denominado "Serrote da Benção de Deus", distante 3 km da Sede, que foi edificada no ano de 1976, com 6.50 metros, construída pelo então Prefeito Gilberto Sarmento.

A estátua foi construída em homenagem ao Frei, que para a população é um santo que durante anos fazia romarias pelo Nordeste, e Sousa que para ele era sua cidade preferida, inclusive o próprio Frei Damião lançou a pedra fundamental para a construção da estátua e a inaugurou, reunindo milhares de nordestinos na ocasião.

Hoje a escultura se encontra abandonada pelo poder público, de acordo com informações, o local está sem energia elétrica. O que está mais chamando atenção dos fiéis é que a estátua está rachando, causando preocupação nos religiosos que realizam dominicalmente procissão saindo por volta das 5 horas da manhã do bairro da Várzea da Cruz e seguindo para a estátua do Frei Capuchinho com mais de cem devotos.

De acordo com os organizadores das procissões, é preciso que o poder público tome uma medida rapidamente para que o problema seja solucionado, não deixando assim, que parte da história católica de Sousa venha a ser esquecida. "Isso é o mínimo que podemos fazer para deixar Frei Damião vivo nas lembranças de seus devotos", desabafou um organizador.

A "Sociedade Apostólica Frei Damião de Bozzano", que foi fundada no ano de 2003, também vem lutando há vários anos para que seja construída ao lado da estátua uma capela, mas até o momento a sociedade conseguiu apenas a doação do projeto arquitetônico, fornecido pela engenheira arquiteta Débora Pires no ano 2000. Agora o grupo luta para a desapropriação do terreno rural, pertencente ao Sr. Francisco Jácome (Chico do Bar) e ao espólio de Luiz Pereira de Oliveira.

Acredita-se que com a construção da capela o turismo religioso irá aumentar, trazendo inúmeros fiéis de Frei Damião para a cidade de Sousa.

Hidroastro B. Abrantes – Sertão Informado
Especial do Diário do Sertão

Tags:
NOVO DESAFIO

VÍDEO: Jornalista Heron Cid anuncia que vai se afastar das atividades para disputar as Eleições 2022

DRACO

VÍDEO: Mulher é presa em Pombal por tráfico de drogas e comercialização de armas a mando do companheiro

A CASA CAIU

VÍDEO: Foragido da Justiça de São Paulo com pena de 8 anos de prisão, é preso na cidade de Pombal

"PONTO FACULTATIVO"

VÍDEO: Mesmo sem ser feriado, comércio de Sousa fica ‘deserto’ no São Pedro e causa estranheza

Recomendado pelo Google: