header top bar

section content

ESPECIAL: Monumento gigante de Frei Damião atrai romeiros à PB que relatam milagres alcançados no local

Devido à importância do frei no cotidiano sertanejo, Igreja Católica decidiu erguer em Guarabira um grandioso memorial do capuchinho que foi inaugurado em 2004

Por Jocivan Pinheiro

24/01/2019 às 16h32 • atualizado em 24/01/2019 às 18h32

Frei Damião de Bozzano é um frade italiano que nasceu em 1898 e veio para o Brasil em 1930. Fez do Nordeste brasileiro sua morada, especialmente os rincões do interior. Aqui realizou missões durante toda a vida e se tornou ‘santo’ aos olhos do povo até falecer em 1997, no Recife-PE. Seu processo de canonização está em andamento no Vaticano.

Uma das últimas cidades visitadas pelo capuchinho foi Guarabira, no interior da Paraíba, distante 98 km de João Pessoa e conhecida como ‘Rainha do Brejo’.

Imagens de vídeo mostram que mesmo debilitado pela idade e pelos problemas de saúde, Frei Damião realizou em Guarabira uma das suas últimas missas e abençoou uma multidão com auxilio de seu companheiro de missão, Frei Fernando.

VEJA TAMBÉM

Centenas de fiéis celebram dois anos da Praça de Frei Damião durante Missa da Luz em Cajazeiras

Frei Damião e Frei Fernando

Devido à importância de Frei Damião no cotidiano sertanejo, a Igreja Católica decidiu erguer em Guarabira um grandioso memorial do capuchinho que foi inaugurado em 2004.

“Esse memorial foi construído por causa da última visita que Frei Damião fez à cidade de Guarabira. Muitos romeiros vêm de toda região para rezar e conhecer um pouco da história do memorial, da história de Frei Damião e também agradecer a Deus pelos benefícios recebidos por este exemplo de fé que é o grande frade capuchinho”, disse o padre José André.

Monumento gigante de Frei Damião em Guarabira-PB

O santuário fica localizado na Serra da Jurema, distante 6 quilômetros do centro da cidade. Ao subir a serra, podemos contemplar a estátua de Frei Damião, a terceira maior do país, com 34 metros de altura, além de ter uma vista panorâmica de Guarabira.

O santuário está aberto todos os dias, e no domingo são realizadas duas missas. Em maio acontece a grande romaria celebrando a Páscoa e em dezembro outra romaria, desta vez em agradecimento à construção do monumento.

Imagem de Guarabira vista do alto da Serra da Jurema

Pessoas de várias partes do Brasil visitam Guarabira para conhecer de perto o monumento e um pouco da vida missionária de Frei Damião. Dona Maria Margarida, da cidade de Surubim, no Pernambuco, sempre organiza romarias para visitar seu ‘padrinho’.

“Recebi um grande milagre. Em 1994 eu estava no hospital em Recife com meu esposo internado, ele estava em coma e o médico falou que ele não ia resistir. Ele se recuperou e ainda viveu mais treze anos para frente. Isso foi um grande milagre”, conta a dona de casa.

Dona Elidalva atribui cura para seu problema de visão à imagem de Frei Damião

Os romeiros dispensam conforto em uma verdadeira penitência pela fé. Crianças e adultos sentam no chão para se alimentar. Na base da estátua, o romeiro conhece tudo sobre a história de Frei Damião. No local há também uma imagem do frei em tamanho real, a qual os fiéis atribuem graças alcançadas.

“Eu chego aqui pesada e saio maneira. É a fé em Jesus e em Frei Damião. Ele é um santo muito poderoso. Quem não veio, venha que sai daqui ótima”, diz dona Elidalva.

Mais fotos

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: