VÍDEO: Advogado explica como acontecem os processos de beatificação e canonização no Vaticano
Papa Leão XIV canonizou os dois primeiros santos de seu pontificado, ambos italianos. O primeiro foi Carlo Acutis, adolescente de 15 anos, e outro foi Pier Giorgio Frassati, jovem de 24 anos
O Papa Leão XIV canonizou, neste domingo (7), os dois primeiros santos de seu pontificado, ambos italianos. O primeiro foi Carlo Acutis, um adolescente de 15 anos, conhecido como “influencer de Deus”, “padroeiro da internet” e considerado o primeiro santo católico da geração millennial. O outro foi Pier Giorgio Frassati, jovem de 24 anos que se dedicou a trabalhar pelos mais vulneráveis.
Na coluna Direto ao Ponto dessa segunda-feira (8), no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o advogado Renato Abrantes, que também é profundo conhecedor dos dogmas e procedimentos da Igreja Católica, afirmou que a beatificação e a canonização são processos jurídicos bastante sérios e cautelosos que acontecem através de várias etapas.
Renato também explica o que é considerado milagre na perspectiva dos técnicos que estudam no Vaticano os fatos narrados e atribuídos a pretensos santos.
LEIA TAMBÉM:
“Quem estuda e constata a existência ou não de milagre são peritos, são técnicos, muitas vezes, inclusive, que não têm fé. Na Santa Sé, na Congregação para os Santos, nós temos peritos que não têm fé e que trabalham nisso, exatamente para que haja uma total clareza a respeito da origem daquela intervenção de Deus na história e na vida de uma pessoa”, salienta o colunista.
“Aqueles que são canonizados são modelos, são propostas para nós. Não que no céu só existe quem está beatificado ou canonizado. O céu está disponível para todos aqueles que queiram ser santos”, ressalta.
Milagres reconhecidos pela Igreja aos dois santos
O primeiro milagre atribuído a Carlos Acutis teria ocorrido em 2010, em Campo Grande (MS), no Brasil. Um menino chamado Matheus Vianna, então com 2 anos de idade, sofria de uma rara doença congênita no pâncreas. Segundo a família, ele foi curado após tocar uma camiseta com vestígios de sangue do jovem italiano. Hoje com 15 anos, Matheus vive em Goiás com a família.
No segundo milagre, em 2022, a estudante Valéria Valverde, da Costa Rica, que sofreu traumatismo craniano após um acidente de bicicleta, apresentou sinais inesperados de melhora após sua mãe rezar no túmulo de Carlo Acutis em Assis. Segundo os relatos, a recuperação da jovem surpreendeu os médicos.
Pier Giorgio Frassati morreu em 1925, com 24 anos, de poliomielite. Esportista, engajado na vida social e política, ficou conhecido por seu trabalho a serviço dos pobres e dos mais vulneráveis. Duas curas ocorridas em 1933 e 2017 deram início a seu processo de canonização.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário