Fiéis lotam ruas de Cajazeiras em procissão da padroeira; Santa é coroada por empresário
Os católicos cajazeirenses celebraram nesse sábado, 176 anos de devoção a padroeira do município.
Centenas de fiéis católicos participaram na tarde desse sábado (15), da procissão com imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da cidade de Cajazeiras. A caminhada religiosa percorreu várias ruas da cidade, terminando na Catedral com a celebração da Santa Missa pelo Bispo diocesano, Dom José González.
Os católicos cajazeirenses celebraram nesse sábado, 176 anos de devoção a padroeira do município.
O evento celebrativo na Catedral contou com a representação de todos os Zonais da Diocese.
Ao final da missa, Nossa Senhora da Piedade foi coroada pelo empresário cajazeirense José Cavalcanti e sua esposa.
Depois da celebração eucarística, os fiéis puderam se confraternizar em festa social organizada pela Paróquia, que foi realizada na Praça Arco Verde, em frente a igreja.
História
Em 29 de agosto assinala a criação da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em 1859, nos termos da Lei Provincial número 5, sendo o cajazeirense Padre José Tomaz de Albuquerque o primeiro vigário e se constituir no fato mais expressivo, que antecede, à Independência Política da cidade.
Em 23 de novembro de 1863, a criação da Comarca em 5 de novembro de 1874, a elevação da Vila de Cajazeiras à categoria de cidade, em de 10 de julho de 1876 e a criação da diocese pelo Santo Padre Pio X, em 6 de fevereiro de 1914.
Os registros históricos revelam que tudo começou com a construção de uma pequena Casa de Oração, onde é hoje a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, consagrada a Nossa Senhora da Piedade. Essa construção foi comandada por Ana Francisca de Albuquerque (Mãe Aninha), em 1836. Ela mobilizou um grupo de mulheres na fabricação dos tijolos e ainda teve que sacrificar alguns bens para investir na obra.
A Capela construída por Mãe Aninha foi elevada à categoria de Matriz, tendo como primeiro vigário o padre José Tomaz de Albuquerque. Pela mesma Lei, foi criado o Distrito de Cajazeiras, pertencente ao município de Sousa e em 1914 se transformou em Catedral da Diocese.
DIÁRIO DO SERTÃO com história do Professor José Antônio
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário