header top bar

section content

Sertão: Pastoral da Igreja Católica ajuda famílias e constrói posto de saúde para comunidade. Veja!

O catolicismo ainda lidera a religião no Brasil, mas registra uma queda. Os representantes da maior instituição religiosa do país reagem com ações.

Por

24/08/2011 às 19h28

O catolicismo ainda é a maior religião do país, seguido pela Igreja Evangélica e Espiritismo. A Paraíba está entre os três estados que tem o maior número de católicos. 80% dos paraibanos se declaram católicos, segundo dados de Políticas Sociais da fundação Getúlio Vargas.

O professor de História das Religiões, Carlos André, disse que o número de católicos vem diminuindo consideravelmente por que outras instituições religiosas estão entrando no país.

Ele disse que por um lado faz parte de um processo natural e por outro é resultado da disputa entre católicos e protestantes.

De acordo com André, a Igreja Católica tem reagido de duas maneiras, uma delas é através do movimento carismático presente em muitas paróquias e apoiado por muitos Bispos. A segunda forma é pelo “Acordo Brasil Vaticano”, assinado em 2008 pelo presidente Lula e o Papa Bento XVI, que dar acesso a Igreja Católica em escolas e outras instituições públicas, para influenciar a sociedade.

Na Paraíba
A Pastoral da Criança da cidade do Congo, no Cariri paraibano, atua há 25 anos ajudando famílias inteiras.

As voluntárias da pastoral visitam as famílias e ajuda a cuidar das crianças, na área da saúde, educação e nutrição.

A agricultora Bertulina Feitosa disse que as voluntárias ajudam muito, pois as orientações das religiosas são válidas e importantes para toda família.

A pastoral orienta também a agricultura familiar. A coordenadora da pastoral, Irmã Vanilda Moscardini, afirmou que as orientações às famílias são de como educar as crianças e cuidar delas desde o nascimento.

Em Patos
No Sertão do Estado, a ação da pastoral é intensificada. Na cidade de Patos, ela conseguiu levar para a comunidade Campo Comprido, um posto de saúde.

A pastoral cuida da educação e saúde dos menores entre zero e seis anos de vida. A recreação também faz parte dos trabalhos.

Veja o vídeo da TV Paraíba

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: